São Vicente: Primeira-dama elogia dimensão da força do trabalho feminino na exportação cabo-verdiana

Mindelo, 06 Mai (Inforpress) – A primeira-dama, Débora Carvalho, mostrou-se hoje “impressionada” com os números da conserveira Frescomar, sediada em São Vicente, e elogiou a dimensão da força do trabalho feminino na exportação cabo-verdiana, que “também tem mão feminina”.

Na manhã de hoje, a primeira-dama visitou demoradamente as instalações da fábrica de conservas, no Lazareto, e destacou o facto de 70 por cento (%) dos actuais 1.700 trabalhadores da fábrica serem mulheres.

“Claramente esta dimensão da força do trabalho feminino é o que mais impressiona quando se chega à Frescomar, e perceber que as mãos das nossas mulheres também estão lá fora”, declarou a primeira-dama, para quem se trata de um “bom exemplo”.

“Quando vemos as latas de conserva com a marca Frescomar fora de Cabo Verde fico a pensar nas mãos que fizeram todo esse trabalho, mãos de mulheres cabo-verdianas, e isso deve orgulhar e fazer perceber essa dimensão feminina da mão-de-obra”, declarou a primeira-dama, à imprensa, no final da visita.

Outro aspecto que “chamou a atenção” de Débora Carvalho é, como disse, o trabalho social feito com os colaboradores, e o impacto social e ambiental da indústria, ou seja, a “única empresa com certificação social e ambiental”, duas dimensões que classificou de “importantes” e causas que abraça, enquanto primeira-dama da República.

A chefe do Departamento Social da Frescomar, Sílvia Nascimento, mostrou-se “grata” por acolher a visita de Débora Carvalho, ainda mais neste mês em que se celebra o trabalhador, daí considerar a visita uma homenagem e um encorajamento que a primeira-dama faz ao colectivo da empresa.

Explicou que o trabalho do departamento social da empresa encontra-se em praticamente todo Cabo Verde, no apoio a várias instituições, entre elas Ficase, ICCA e Cruz Vermelha.

“Mas, sobretudo, fazemos um trabalho de dentro para fora, ou seja, em primeiro lugar damos respostas aos nossos colaboradores dentro da fábrica para depois o estender para fora junto de instituições parceiras e amigas”, sintetizou.

A primeira-dama participou ainda na cerimónia de entrega de certificados de reconhecimento aos melhores funcionários da empresa.

AA/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos