Mindelo, 31 Março (Inforpress)- O ministro da Administração Interna disse hoje, no Mindelo, que as acções de prevenção criminal, com particular atenção às ocorrências envolvendo armas de fogo, roubos na via pública e em residências estão no topo das prioridades da Polícia Nacional.
Paulo Rocha, que falava durante o encerramento do 17º Conselho de Comandos que decorreu durante três dias, em São Vicente, avançou também que é prioridade o reforço das acções de fiscalização do trânsito, face àquilo que são as preocupações dos cidadãos.
“Designadamente com o ruído nocturno provocado por motociclos, com a sinistralidade rodoviária envolvendo automóveis e motociclos, as preocupações face ao crescimento do parque automóvel em Cabo Verde devem ditar acções com foco na fiscalização do trânsito e, particularmente, acções de fiscalização do trânsito visando o efectivo controlo ao uso abusivo dos veículos do Estado nos termos da lei recentemente aprovada”, enumerou.
O ministro instou, igualmente, os participantes do encontro a “seguir e a cumprir com elevado sentido de prioridade as recomendações e conclusões saídas e as orientações surgidas do debate”.
Isto porque, sustentou, traduzem orientações concretas que contribuirão para que, na esfera das competências que são reservadas a cada um, e enquanto sistema, se possa reforçar os níveis de articulação e de comando para uma “mais activa” e “mais assertiva” actuação no domínio da prevenção criminal.
Por sua vez, o director Nacional da Polícia Nacional, Emanuel Estaline Moreno, considerou que “o desafio principal da Polícia Nacional será encontrar o equilíbrio necessário, garantindo, com sabedoria, tentando sempre fazer o melhor possível com os recursos colocados à sua disposição pelo Estado”
O 17º Conselho de Comandos da decorreu na ilha de São Vicente com foco na temática sobre “Prevenção e Combate ao Crime de Armas – Regime Jurídico de Armas e Munições em Cabo Verde”.
CD/JMV
Inforpress/Fim