Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Presidente do INSP destaca importância do Laboratório de Virologia para o Barlavento (c/áudio)

Mindelo, 07 Set (Inforpress) – A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) disse hoje, no Mindelo, que o Laboratório de Virologia na Delegacia de Saúde de São Vicente vai permitir um “trabalho conjunto” dos serviços de saúde da região do Barlavento.

Maria da Luz fez estas considerações após a inauguração do Laboratório de Virologia, presidida pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

“A presença dos laboratórios de virologia do Instituto Nacional de Saúde Pública aqui no Centro de Diagnóstico do Barlavento faz muita diferença, porque vai-nos permitir trabalhar em conjunto com todos os serviços de saúde”, defendeu a responsável.

Segundo Maria da Luz, o laboratório tem grande importância para INSP, que desde o início tem estado no diagnóstico da covid-19 e tem outras ambições no diagnóstico de doenças virais, bacterianas e não só.

“Na Cidade da Praia existe o laboratório que trabalha com HIV, com os vírus transmissores de doenças arboviroses, como o dengue, a chikungunya, o zika e a febre amarela e temos de ter também aqui em São Vicente um espaço que também possa dar respostas ao diagnóstico desses vírus”, sintetizou.

O presidente da câmara de São Vicente, Augusto Neves, considerou a inauguração do laboratório “um grande ganho” para a ilha de São Vicente e mostrou a disponibilidade da autarquia em estar próxima do Ministério e da Delegacia da Saúde para dar maior satisfação às demandas da população sanvicentina.

O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, defendeu que o espaço “é uma mais valia para a saúde em São Vicente, porque integra um laboratório clínico, que já está instalado, dando respostas à demanda clínica em termos de exames complementares de diagnóstico dos centros de saúde com o laboratório de saúde pública”.

CD/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos