Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Presidente da República vai abrir quarta edição da Cabo Verde Ocean Week (c/áudio)

Mindelo, 17 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, vai abrir na segunda-feira, 22, a quarta edição da Cabo Verde Ocean Week prevista para acontecer até 26 de Novembro, no Mindelo, com a participação especialistas nacionais e internacionais.

A informação foi avançada hoje à imprensa pela presidente da Cabo Verde Ocean Week (Semana dos oceanos em Cabo Verde), Eneida Gomes, que informou ainda que as actividades arrancam já este domingo com campanhas de limpeza nas praias de todas as ilhas do País.

A mesma fonte explicou que no domingo, em São Vicente será realizado na praia na Laginha o “Beach clean” (praia limpa), em parceria com a União Europeia em Cabo Verde, que será uma actividade de carácter lúdico-pedagógico composto por workshop temático, apanha de lixo na praia e subaquática, oficina de reciclagem e reutilização de resíduos.

A actividade será presidida pelo ministro do Mar, Paulo Veiga, e pela embaixadora da UE em Cabo Verde, Carla Grijó.

Segundo Eneida Gomes, esta edição da Cabo Verde Ocean Week vai abordar, mais uma vez, a importância dos oceanos para a sustentabilidade do planeta, o impacto que as actividades ligadas ao mar têm na economia do País e identificação de áreas do negócio que permitam explorar de forma sustentável os recursos marinhos.

“Este ano, para além das iniciativas e combate à poluição por plástico, de voltar-se para o mar e criar acções em torno do oceano, a Cabo Verde Ocean Week apresenta importantes momentos de intercâmbio e troca de experiências, apresentação de projectos de investigação e desenvolvimento em áreas marinhas, literacia oceânica, ciência haliêuticas, aquacultura, economia pesqueira, educação azul, portos e logísticas entre outros”, enumerou.

A Cabo Verde Ocean Week terá também dará continuidade ao projecto “Educação Azul” que consiste na sensibilização das crianças nas escolas sobre a importância dos oceanos e a poluição ambiental através de, formação sob o tema “Mar de plástico”.

Além disso, terá uma actividade sobre a “Regata Ocean Race”, desenvolvida pelo Gabinete do primeiro-ministro, já que se está a um ano de receber a regata pela primeira vez no país.

Conforme a presidente, devido à pandemia, esta edição dedicada à semana dos oceanos será feita em formato híbrido, virtual e presencial, com limitação de presenças e respeitando todas as normas sanitárias.

Também informou que os projectos serão apresentados presencialmente e nas plataformas disponíveis e que o encerramento do evento será presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos