São Vicente: Presidente da República preside abertura da segunda edição da Cabo Verde Ocean Week

Mindelo, 22 Nov (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, abre na segunda-feira, 25, no Centro Oceanográfico do Mindelo, a segunda edição da Cabo Verde Ocean Week, que acontece em São Vicente até 29 de Novembro.

Segundo o Ministério da Economia Marítima, organizadora do evento, o objectivo principal do Cabo Verde Ocean Week, é elevar a consciencialização e fomentar o diálogo sobre a essência, a importância e a sustentabilidade dos Oceanos.

Isto, sustentou, visando criar uma cultura voltada para preservação e conservação da saúde do mar e explorar de forma sustentável os recursos marinhos nos mares sob a jurisdição de Cabo Verde.

Este ano, a seguna edição da Cabo Verde Ocean Week, que contará com intervenções do ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, e do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, terá uma programação variada que abarca painéis e conferências, actividades desportivas, culturais e actividades com pescadores desenvolvidas nas zonas piscatórias, e a inauguração da Feira Expomar.

No dia 26, por exemplo, integrado nas programações do Cabo Verde Ocean Week haverá uma conferência ministerial no hangar do Centro Oceanográfico do Mindelo.

Na Academia Jotamonte serão debatidos os temas “Governança e monitorização dos oceanos / políticas de promoção para a sustentabilidade ambiental” e “Infra-estruturas portuárias e o mercado internacional: perspectivas”.

No dia seguinte, a discussão vai girar em torno do tema a “Economia Azul – perspectivas e desenvolvimento”, no qual terão painéis em que vão falar sobre “O caso das ilhas Seychelles”, as formas de “Capitalizar as oportunidades da Economia Azul” e ainda dos “Desafios da Economia Azul.

No dia 28, a discussão vai girar em torno dos “Desafios das ciências do mar” e serão debatidos dois subtemas “Formação e investigação aplicada” e “Oceanos: desenvolvimento tecnológico e biotecnológico”.

No último dia, 29, haverá um debate sobre o tema “Segurança, protecção marítima e desenvolvimento sustentável” no qual vão discutir o painel “Administração, segurança e protecção marítima nacional”.

Paralelamente a essas conferências, haverá apresentação de projectos sobre reciclagem e poluição marinha, palestra sobre educação e sensibilização ambiental, intercâmbio entre pescadores de Salamansa, São Pedro, Calhau e Mindelo e ainda conversas sobre o mar e os oceanos.

Na parte cultural haverá teatro “Nôs Mar” em várias escolas da cidade do Mindelo e nas zonas piscatórias, espectáculo de música com Toy Cabicinha, Boy G Mendes, Edson Oliveira nas diferentes praças do Mindelo e sessões de cinema entre outros.

Na parte desportiva destaca-se competições de futebol de praia, andebol, voleibol entre escolas secundárias na praia da Laginha, lançamento de papagaios recicláveis e actividades de onda humana com alunos do ensino básico.

O encerramento da segunda edição da Cabo Verde Ocean Week será presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos