São Vicente: Presidente da República estimula alunos de liceu a reflectir sobre Constituição e democracia

 

Mindelo, 20 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, ministrou hoje, no Mindelo, uma aula magna sobre Constituição e Democracias aos alunos do Liceu Ludgero  Lima  no âmbito da comemoração do 50º aniversário daquela instituição de ensino.

A presença do Presidente da República marca um dos  pontos altos das comemorações do aniversário, que se assinala na segunda-feira, 24, e que este ano celebra as bodas de ouro, ou seja, 50 anos “ao serviço da nação cabo-verdiana”, e por onde tem passado  vários de quadros hoje ao serviço do país.

Jorge Carlos Fonseca, que escolheu como tema “A Constituição e a democracia” avançou que esta é uma forma de “obrigar  os  alunos”,  concretamente os do 12º ano, a dialogar sobre noções fundamentais para quem vive em democracia, nomeadamente a Constituição, a cidadania democrática e o Estado de Direito Democrático.

O chefe de Estado abordou o tema de maneira simples,  durante cerca de uma hora e meia,  através de um panorama histórico do constitucionalismo em Cabo Verde, o qual  abarca a história politica do país e as negociações  até à aprovação da Constituição de 1992.

“ É uma forma de estimulá-los a aprofundar os conhecimentos de democracia e do funcionamento do país,    enquanto Estado de Direito Democrático, e a serem senhores de sua história” explicou Jorge Carlos Fonseca,  que assume a promoção do conhecimento a volta da Constituição como uma das funções inerentes ao cargo que desempenha.

O mais alto magistrado  da nação,  que  aproveitou a aula para interagir com os alunos e lançar alguns desafios, considerou que  ainda é preciso promover a história da Constituição e as noções básicas de Estado de Direito e da soberania  a nível do ensino  e das disciplinas, para que haja “maior formação” dos cidadãos em relações a “questões importantes” que gerem o país.

A aula magna do Presidente da República  enquadra-se num leque de actividades culturais e desportivas que vem sendo desenvolvidas no liceu em comemoração da efeméride  e que se prolonga até ao final do ano lectivo, conforme avançou o director José Cândido Delgado.

Para  o final deste mês, sábado, 29, está agendado um baile de gerações onde se espera a presença de alunos das várias gerações que passaram pelo liceu durante estes 50 anos de sua existência.

O Liceu Ludgero Lima é fruto da transformação do Liceu Nacional de Cabo Verde, fundada em 1917 inicialmente designado de  Infante Dom Henrique, passando posteriormente em 1937 a designar-se de  Liceu Gil  Eanes e que este ano, comemora o seu centenário.

Foi inaugurada no ano lectivo de 1967/68 com o nome  Liceu Ludgero Lima”, em homenagem ao combatente da liberdade da pátria e ex-funcionário deste estabelecimento de ensino, de nome de baptismo Ludgero Lima, nascido a 24 de Março de 1934, em Santo Antão.

EC/AA

Inforpress/ Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos