São Vicente: Presidente da Associação Regional de boxe pede mais apoio para os desportos individuais

Mindelo, 27 dez (Inforpress)- O presidente da Associação Regional de Boxe, em São Vicente, disse hoje à Inforpress que a política desportiva precisa mudar em Cabo Verde para dar mais apoio aos desportos individuais que têm maior capacidade de projetar o País.

Valdo Reis fez estas considerações durante o balanço do campeonato regional de boxe que decorreu em São Vicente, cujo vencedor foi o Comando da 1ª Região Militar, que levou cinco medalhas de ouro nas oito categorias em disputa.

Segundo o responsável, a avaliação é positiva, porque presenciaram grandes combates, apesar das várias dificuldades que encontraram para realizar o campeonato e o público aderiu à campanha solidária de recolha de alimentos.

“Superou as nossas expectativas, tivemos grandes combates, o público aderiu em massa à nossa campanha solidária e conseguimos recolher uma grande quantidade de alimentos”, afirmou.

No entanto, diante das dificuldades financeiras para organizar a competição, Valdo Reis defendeu que “a política desportiva em Cabo Verde precisa mudar”.

“Não são apenas desportos de bola que contam. O desporto individual tem maior capacidade para projectar o País a nível internacional. É triste ver que o prémio para o primeiro lugar de um desporto, não vale a pena dizer o nome, é maior que a verba que a associação recebe por ano”, declarou a mesma fonte para quem, caso não houver mudança, o desporto não vai a lugar nenhum”.

Com a conquista das cinco medalhas, a equipa do Comando da 1ª Região Militar, que destronou a Ribeira Bote que nos últimos dois anos dominava o boxe em São Vicente.

Para o presidente da Associação Regional de Boxe isto demonstra que a modalidade está a evoluir na ilha.
Conforme Valdo Reis, os atletas que venceram nos regionais vão integrar uma pré-seleção para disputar o campeonato nacional da modalidade no próximo ano.

Para o treinador da equipa do Comando da 1ª Região Militar, José Gomes, das 11 atletas que participaram na competição, nove apuraram-se para a final e conquistaram cinco medalhas de ouro e três de prata. Por sua vez, a Ribeira Bote levou três medalhas de ouro.

O destaque foi para o atleta Arickson do Rosário, que mantém invicto em São Vicente, tendo conquistado ouro em diversas categorias, nos últimos 14 anos.

Além do Comando da 1ª Região Militar e do Sport Clube Ribeira Bote, participaram do campeonato o Clube Desportivo Fonte Francês e Desportivo de Monte Sossego, que se estreou na prova.

O acesso das pessoas às competições, que decorreram no polivalente da Ribeira Bote, foi mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível, cada, e o volume total dos alimentos arrecadados será entregue a uma instituição de cariz social.

CD/JMV/
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos