São Vicente: PR espera que se cumpram metas do plano de vacinação contra covid-19 (c/áudio)

Mindelo, 15 Mar (Inforpress) – O Presidente da República disse hoje, no Mindelo, que espera que as metas do Governo de vacinar até 70 por cento (%) da população, neste ano, sejam cumpridas para mitigar os impactos da covid-19 e retomar o crescimento.

Jorge Carlos Fonseca falava à imprensa no Hospital Baptista de Sousa (HBS), após visitar a Delegacia de Saúde onde conheceu a evolução da pandemia de covid -19, em São Vicente, apresentado pelo delegado de saúde.

Segundo o Presidente da República, a chegada da vacina contra a covid-19 “é uma boa-nova para todos os cabo-verdianos” e um “elemento adicional” da satisfação, perante aquilo que é o trabalho “abnegado, dedicado e competente dos profissionais de saúde”.

“Devemos ser objectivos e ter a noção de que não podemos vencer a pandemia e os seus impactos, do ponto de vista da saúde das pessoas, das famílias, mas também do ponto de vista da retoma da nossa economia, do turismo, dos serviços, do comércio, das actividades desportivas e culturais, sem que o plano de vacinação decorra com eficiência, rigor e boa organização”, enfatizou Jorge Carlos Fonseca.

O Presidente da República pediu “a todos os cidadãos” a terem uma “postura de princípio” e “confiança nas autoridades sanitárias”. Isto porque, elucidou, se a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde dizem que as vacinas são importantes deve-se confiar nas autoridades.

“No princípio é confiar e esperar que a vacinação decorra bem e que as metas definidas, de vacinar até 70 por cento da população em 2021, sejam cumpridas”, apelou Jorge Carlos Fonseca que, quando questionado se já tem uma data para ser vacinado, disse que provavelmente pela sua idade está inserido no grupo de risco, mas que vai esperar pela sua vez para ser vacinado “com todo o prazer e interesse”.

Sobre as visitas que efectuou à Delegacia de Saúde e ao HBS, o Presidente da República adiantou que saiu com as “melhores impressões e convencido que, do ponto de vista da prestação de serviços, das infraestruturas, dos equipamentos, dos laboratórios e dos instrumentos de diagnóstico, há um caminho muito positivo que está a ser percorrido”.

Jorge Carlos Fonseca mostrou-se, igualmente, impressionado com a prestação da Delegacia de Saúde no combate à covid-19.

Esta manhã, o Presidente da República visitou ainda o Centro de Terapia Ocupacional da Ribeira de Vinha.

Ainda no quadro da sua agenda de visita à ilha de São Vicente, Jorge Carlos Fonseca deverá participar no acto comemorativo do 2º aniversário do Observatório Cidadania Activa, que acontece esta terça-feira.

No dia seguinte, o Presidente República terá um encontro com alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundária Jorge Barbosa para uma conversa aberta.

No mesmo dia, na parte da tarde visitará a Quinta Ojuara, na Ribeira do Calhau, para a instalação do primeiro Biodigestor, participará na cerimónia de inauguração da Empresa de Ecoturismo Comunitário do Calhau “New Blue” e fará ainda uma visita à Fábrica Melo.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos