São Vicente: Poeta Nuno Martins oferece sua trilogia “Imagine Morraud” a bibliotecas e instituições de ensino da ilha

 

Mindelo, 21 Dez (Inforpress) – O poeta Nuno Martins com o apoio da Enapor ofereceu hoje no Mindelo a sua trilogia “Imagine Morraud” a várias bibliotecas da ilha de São Vicente, gesto que as instituições beneficiárias consideram uma “rica prenda” de Natal.

O acto de entrega do trio de livros de poesia, produzido de forma bilíngue (português e Inglês), decorreu na manhã de hoje na Biblioteca Municipal de São Vicente, uma das beneficiárias, a par da Universidade de Cabo Verde, do Centro Cultural Português, e da Escola Internacional de Artes (MEIA).

Em representação de todas as instituições beneficiários, a responsável da Biblioteca da Uni-CV, Isidora Fortes, agradeceu o gesto do autor que considerou uma “bela iniciativa”, que irá enriquecer o acervo literário da universidade, em particular, e da ilha de São Vicente, no geral.

O autor da obra Nuno Martins explicou que existem várias razões que o motiva a fazer essa doação, e a primeira tem a ver com toda a estratégia à volta de uma publicação de autor e das barreiras enfrentadas na vertente financeira para conceber o projecto e depois proceder à sua distribuição.

“Para além do dia do lançamento e das vendas que conseguimos fazer, depois deparamos com caixotes de livros porque não dominamos a cadeia de valor de livrarias, daí que juntamos o útil ao agradável que é encontrar um parceiro com sensibilidade para apoiar na distribuição de conteúdos literários, neste caso poesia bilíngue, às universidades.

Nesta primeira fase, Nuno Martins contou com a parceria da Enapor e está neste momento à procura de novos parceiros para levar a distribuição da sua obra a outras bibliotecas em outras ilhas do país.

Depois de São Vicente, onde o autor realizou a publicação das três obras em momentos diferentes, será a vez da Cidade da Praia acolher de uma só sentada o lançamento e, posteriormente, acolherá também esta mesma distribuição como forma, avançou o autor, de levar o livro a outras pessoas que não têm a possibilidade de adquirir os exemplares.

O primeiro volume da trilogia “Imagine Morraud” foi lançado no Centro Cultural do Mindelo em Julho deste ano, 18 anos depois da estreia do autor como escritor, e três semanas depois publicou-se o segundo volume, tendo concluído a trilogia no dia 24 de Setembro passado, com a publicação do terceiro volume.

“Imagine Morraud” é um movimento artístico do autor, de produção manual no qual a vertente inglesa vem impressa em papel vegetal e se sobrepõe à vertente portuguesa. O desenho da capa também é produzido com fotografias de quadros pintados pelo próprio autor, que também tem uma veia de artista plástico.

Para o futuro, Nuno Martins tem na forja um projecto novo, em edições mais pequenas que serão disponibilizadas em forma de artesanato e numa plataforma digital.

Morraud é uma personagem fictícia do jovem autor que nasceu da junção do nome de dois poetas apreciados por Nuno Martins, o inglês James Morrison e o francês Artur Rimbaud. Na obra, Marroud conta várias histórias imaginárias e da vivência do autor nas mais de 200 prosas presentes nesta trilogia.

EC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos