São Vicente: Peça “Caixa Mágica de Blimund” vence concurso de Design da 7ª edição da Urdi

Mindelo, 01 Nov (Inforpress) – A peça “Caixa Mágica de Blimund”, de Maria José Lopes, mestre em Educação Artística, e confecionada por Luthier Luís Baptista, é a vencedora do concurso de design da 7ª edição feira de Artesanato e Design de Cabo Verde.

O anúncio do vencedor foi feito hoje à noite, durante a abertura do salão de design Created in Cabo Verde no Centro Cultural do Mindelo, e que mostra as peças selecionadas no concurso de Design “Palavras, Formas a partir de Saberes”.
Luthier Luís Baptista, que é músico e formado em Design, mostrou-se emocionado com a conquista do prémio e revelou que, quando recebeu o desenho da peça, pensou que o confeccionaria em pouco tempo, mas por ser “perfeccionista” precisou de mais tempo.

“Enviaram-me o desenho, e disse que o faria em dois dias, mas enganei-me, durou vários dias porque sou perfeccionista e foi um processo grande, e a confecção de cada peça levou um tempo”, avançou, acrescentando que usou madeira e dois tipos de metais, entre eles o alumínio, para fazer a peça “Caixa Mágica de Blimund”.

Segundo a autora, a caixa mágica de Blimund é inspirada no conto tradicional e oral da ilha de Santo Antão de Leão Lopes e apresenta-se como um jogo didático-pedagógico e lúdico e que auxilia na própria narração e descrição da história.

“O conto transforma-se num jogo em peças tridimensionais, possibilitando o manuseio de qualquer um dos personagens desfiando a meada do conto num enredo oral. Possibilita múltiplas aprendizagens, lúdico pedagógico que faz um paralelismo com a liberdade, traição, ganância do poder, a defesa e o desacreditar da bondade humana”, explicou a autora.

A mesma acrescentou ainda que a peça “relaciona os personagens com os símbolos do feng shui, que transporta, durante o jogo, a força, a água, o fogo, o metal e a energia, todos elementos num único enredo”.

Para Maria José Lopes, a caixa mágica transmite a lição de que, para que tudo funcione em pleno, todos os elementos terão que estar em perfeita harmonia.
“A importância destes personagens-elementos, expressa nesse jogo narrativo na tomada de consciência e da importância destes, no equilíbrio de um povo”, justificou.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos