Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Parceria Uni-Mindelo/Escola Secundária Jorge Barbosa “melhora visão” a alunos carenciados

Mindelo, 08 Abr (Inforpress) – Perto de 40 alunos carenciados da Escola Secundária Jorge Barbosa (ESJB) estão a ser beneficiados com avaliação de ortoptistas e oferta de óculos por uma entidade italiana, numa parceria tripartida que envolve ainda a Universidade do Mindelo.

Conforme explicou a ortoptista Sónia Rodrigues, do Centro Clínico e Experimental das Ciências da Visão, da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), tratou-se de uma solicitação da ESJB, que elaborou o projecto, para que três ortoptistas efectuassem consultas a um grupo de 38 alunos, já que a escola tinha firmado um acordo com uma entidade italiana, cujo nome não foi divulgado, para doação de óculos.

Ou seja, precisou, a entidade na Itália disponibilizou-se para a aquisição de aros e lentes e a Uni-Mindelo para as consultas grátis para identificar as necessidades e as indispensáveis prescrições que serão enviadas à Itália. 

Sónia Rodrigues informou ainda que dos 38 alunos inscritos no programa, 28 já foram avaliados e, destes, 23 padeciam de erros refractivos, ou seja, explicou, miopia, hipermetropias e estigmatismo.

“A grande maioria apresentava problema de miopia, mas encontramos ainda alunos com outras alterações relacionadas com falta de óculos”, concretizou a ortoptista, que aproveitou para chamar atenção para a necessidade de os pais procurarem consultas de rotina para as crianças, principalmente na idade pré-escolar e escolar, “mesmo sem queixas”, pois “essas alterações afectam o seu aprendizado”.

A ortoptista adiantou que as causas de muitos dos males na visão detectados nos alunos estão relacionadas com o uso excessivo de aparelhos electrónicos e estudo prolongado sem intervalo, que causa dor de cabeça, lacrimejo e visão turva para perto.

Sónia Rodrigues referiu que o Centro Clínico e Experimental das Ciências da Visão da Uni-Mindelo está aberto a colaborar com outras entidades e parceiros, e prestar cuidados de saúde no caso de necessidade.

AA/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos