Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Padre Paulo Vaz apela à “harmonia” entre a religião e os festejos pagãos do São João

Mindelo, 22 Jun (Inforpress) – O padre Paulo Vaz apelou hoje, para que haja “harmonia” entre a celebração religiosa e o lado pagão da festa de São João, em São Vicente, para que as pessoas, além de festejar, possam “preencher o interior”.

Segundo o pároco, que tem sob sua responsabilidade as paróquias de Nossa Senhora da Luz, São Vicente e Santo António, o lado religioso e a festa em si “têm de andar de mãos dadas”, para que o toque do tambor “ajude a interiorizar a fé a chegar a Deus”.

À Inforpress, o sacerdote lembrou que nas celebrações de Santo António, a 13 de Junho, na Ribeira de Craquinha, a igreja foi obrigada a fazer um cerco para poder realizar a eucaristia de louvor ao santo, devido à “invasão” de tamboreiros e da venda ambulante.

“A nossa maior dificuldade acontece porque as pessoas que tocam parece que não têm nada de religioso, mas o tambor também faz parte da igreja”, afirmou Paulo Vaz, que critica ainda o uso de bebidas alcoólicas, o que na sua óptica contribui para a “anarquia imperada”.

Por isso, segundo a mesma fonte, a “melhor forma de convivência”, deve ser a “harmonia”, porque “há hora para tocar, mas também há hora de rezar”, assinalou.

Padre Paulo Vaz apela, assim, para que seja esta máxima a “reinar” este domingo, 24, na Ribeira de Julião, dia de “estar com São João que seguiu e mostrou Jesus”, uma das mensagens que a Igreja leva aos fiéis que vão participar na missa.

A Eucaristia, marcada para a tarde do dia de São João, é presidida pelo bispo da diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

Actividades religiosas à parte, Junho é mês das festas de romaria e, em São Vicente, a espontaneidade dos festeiros vem marcando as festividades, nomeadamente no Sanjon, a começar pela “lumnara” da noite de véspera, este sábado, no campo da Vila Nova.

Mas há mais na programação deste ano, a Câmara Municipal de São Vicente, parceira da organização, traz à Ribeira de Julião, no dia 23, os artistas Gil Semedo, Ricky Boy e Rauss para uma animação musical, a partir das 19:00.

Por seu lado, a Associação Terra Tambor, que juntamente com outras instituições organiza nos últimos anos as festividades do São João, em São Vicente, programou para a tarde de sábado, 23, uma passeata com participação de crianças, tamboreiros e coladores.

O evento tem como percurso a Avenida 5 de Julho, Rua de Lisboa e Praça Dom Luís, na cidade do Mindelo, e termina no centro SOS, na Ribeira de Julião.

No domingo, dia de São João, o programa contempla a peregrinação do centro da cidade à Ribeira Julião, onde acontecem as demonstrações de toques e dança e que terão como convidado um grupo de tamboreiros e coladores do concelho do Porto Novo, Santo Antão.

LN/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos