Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Operação conjunta Cabo Verde – EUA de patrulha da ZEE do arquipélago concluída com “bons resultados”

Mindelo, 02 Mai (Inforpress) – O comandante-de-navio da Guarda Costeira Pereira Baptista considerou hoje, no Mindelo, que a operação conjunta Cabo Verde – EUA de patrulha da Zona Económica Exclusiva (ZEE) do arquipélago teve “bons resultados e em várias dimensões”.

De nome de código “Operation Junction Rain”, a operação durou seis dias, no âmbito da fiscalização da ZEE de Cabo Verde, e envolveu o navio Guardião da Guarda Costeira cabo-verdiana e a embarcação “Tetis” da marinha norte-americana.

Segundo a mesma fonte, de 27 de Abril a 02 de Maio a equipa mista totalizou sete embarcações fiscalizadas, das quais uma foi autuada por dois ilícitos e escoltada para terra e apresentada às autoridades cabo-verdianas.

“Encontramos uma embarcação de pesca estrangeira que operava dentro da ZEE de Cabo Verde sem ter a sua baliza VMS a transmitir a sua posição e, quando interrogado, o nosso centro de operações e segurança marítima constatou que a embarcação não tinha declarado a sua entrada nas águas de Cabo Verde”, declarou o comandante-de-navio Pereira Baptista.

“Ou seja duas infracções e a embarcação teve que ser escoltada para terra e apresentada às autoridades locais”, concretizou.

Da parte da marinha norte-americana, o comandante do navio Tetis, Chong, informou que a missão decorreu no âmbito de uma parceria com as forças marítimas africanas, tendo trabalhado ainda, na ilha de Santiago, com o centro COSMAR.

“Tivemos membros do Guardião embarcados no nosso navio e militares nossos no navio da Guarda Costeira cabo-verdiana e juntos conseguimos patrulhar a ZEE de Cabo Verde para detectar crimes e outros ilícitos no mar” precisou a mesma fonte.

Tanto quanto apurou a Inforpress, outras missões do género serão programadas para o futuro, já que as mesmas são feitas anualmente.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos