São Vicente: 580 jovens mindelenses podem ter acesso a 29 acções de formação em 2019 – IEFP

Mindelo, 07 Fev (Inforpress) – O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) apresentou hoje, no Mindelo, o pacote de ofertas formativas e oportunidades de emprego, que deverão beneficiar este ano 580 jovens com 29 acções de formação.

Maria Aldina Delgado, administradora executiva do IEFP, explicou durante a apresentação do projecto na manhã desta quinta-feira no Mindelo, Câmara de Comércio da Barlavento, que as ofertas em apreço dizem respeito não somente ao IEFP, mas também à Escola de Hotelaria e Turismo e ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).

“Serão 29 acções de formação profissional correspondente ao número de 580 beneficiados em diversas áreas de formação, que passam desde formações ligadas à hotelaria e restauração, turismo, electromecânica, informática, entre outros”, explicou.

Este plano de formação, conforme avançou Maria Aldina Delgado à imprensa, foi elaborada em estudos feitos das necessidades de formação da ilha e que vão ao encontro do estudo das ofertas formativas, realizado em 2017.

Portanto, precisou, correspondem às “necessidades reais” do mercado de São Vicente.

Por outro lado, ajuntou, pode-se encontrar “áreas novas” que vão ser implementadas entre a Escola Industrial e Comercial do Mindelo (Escola Técnica) e o Centro de Emprego e Formação Profissional de São Vicente.

“Estamos a falar de áreas ligadas à manutenção industrial, como é o caso da mecânica automóvel, automação industrial e de electrónica industrial”, disse, adiantando ainda mais uma outra componente de capacitação em Planear e Iniciar o seu Negócio (PIN), que permite a promoção do auto-emprego, e que entrega Kits de inserção a jovens que apresentem “projectos de negócios viáveis”.

Um dos requisitos para ter acesso às formações e estágios profissionais, conforme a administradora do IEFP, é de se estar inscrito no Centro de Emprego e Formação Profissional.

Esta mesma exigência imposta para se ter acesso também ao Fundo de Promoção do Emprego e Formação Profissional e que neste momento está a concluir o 15º concurso, ao qual concorreram um total de 920 interessados, dos quais 95 por cento vão ser selecionados, como garantiu o gestor executivo, Danilson Borges.

Segundo a mesma fonte, este fundo vai disponibilizar agora em 2019, o montante de 177 mil contos para o financiamento da formação profissional com concursos lançados trimestralmente.

Ao usar da palavra na cerimónia de hoje no Mindelo, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, realçou que algumas destas estratégias vão ao encontro da política do Governo de criar oportunidades e promover “emprego digno” aos jovens.

“Estamos aqui com uma solução, que possa facilitar os jovens e no futuro o que queremos é que todos os jovens, de todas as ilhas de Cabo Verde, querendo, possam ter acesso a uma formação profissional de qualidade e ter acesso ao emprego com o objectivo de fazer de Cabo Verde uma “economia de serviço”, advogou na ocasião Olavo Correia.

Em São Vicente, segundo o governante, espera-se atingir mais de 1500 jovens com as acções de formação e estágio profissional e explorando as potencialidades da ilha nos domínios das tecnologias, economia do mar, transporte, turismo e telecomunicações.

“Estamos com recursos suficientes, mas também estamos a apoiar toda a promoção empresarial com financiamentos e apoios na elaboração de projectos para as empresas criarem empregos para os jovens”, realçou Olavo Correia, adiantando estarem destinados, no Orçamento do Estado (OE), mais de um milhão de contos para apoiar a formação profissional directa ou indirectamente, e que caso for necessário “vai ser reforçado”.

O Orçamento do Estado de 2019 prevê em todo país a criação de 5 mil estágios profissionais; 576 formações profissionais: 1300 bolsas de estudos; 318 mil contos para financiamento de estágios profissionais; 177 mil para financiamento para subsidiação de jovens em formação profissional.

LN/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos