Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Observatório de Cidadania junta-se à classe artística para mostrar “repúdio” aos actos de violência contra crianças

Mindelo, 24 Jul (Inforpress) – O Observatório Cidadania Activa, constituída por elementos da sociedade civil, também vai juntar-se à acção de rua promovida por artistas mindelenses neste sábado, 25, para realçar o seu “repúdio” aos actos de violência contra crianças.

O Observatório Cidadania Activa de Cabo Verde, em nota enviada à redacção da Inforpress, no Mindelo, manifesta a sua “total solidariedade” à menor violada, recentemente, no município do Paul, Santo Antão.

“Bem como exprime total apoio à família da mesma no sentido de, junto das autoridades judiciais e demais instituições e organismos da sociedade cabo-verdiana, mobilizar todos os esforços necessários, tendo em vista ajudar a vítima a superar esta situação e garantir que a justiça seja devidamente feita”, lê-se no documento, que acrescenta que o organismo está solidário com “todas as crianças” vítimas do abuso e exploração sexual em Cabo Verde.

Por essa razão, que o observatório assegurou que vai participar na acção de rua, promovida pela comunidade artística de São Vicente, que querem chamar a atenção das autoridades, como forma de manifestar o seu “repúdio” aos actos de violência contra as crianças.

“Ao mesmo tempo, a nossa organização junta a sua voz a de todas as organizações que, incansavelmente, tem lutado por uma justiça mais amiga da criança”, salientou o presidente da instituição, Orlando Lima, reforçando o apelo para que o Parlamento aprecie e aprove, em “regime de urgência”, o projecto de lei que altera o código penal, tipificando os crimes contra menores e aumentando as penas para os que praticam.

Por outro lado, solicita-se, segundo a mesma fonte, que seja discutida na “casa da democracia” a proposta de lei do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) sobre crimes contra crianças.

Um grupo de artistas de teatro do Mindelo pretende realizar neste sábado uma performance para pedir a intervenção das autoridades quanto a casos de violência e abuso sexual de menores, que já se tornaram frequentes.

Uma iniciativa a que o Observatório Cidadania Activa pede às pessoas nas outras ilhas para aderirem, promovendo campanhas idênticas em prol dos menores.

LN/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos