Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: ONG congratula-se com o estado de calamidade e pede que cidadãos cumpram medidas sanitárias

Mindelo, 01 Mai (Inforpress) – A Organização Não Governamental (ONG) Observatório Cidadania Activa congratulou-se com o estado de calamidade decretado pelo Governo e pede, por outro lado, que os cidadãos “cumpram rigorosamente” as medidas sanitárias para evitar o “colapso do sistema”.

Nesta fase actual, segundo a mesma fonte, “muito difícil” que o país está a viver, por causa da pandemia, é “urgente que cada um tenha a consciência plena das suas responsabilidades enquanto cidadão e colaborar com as autoridades no sentido de evitarmos o colapso do sistema de saúde”.

“Queremos apelar ao já habitual espírito de solidariedade da vasta comunidade cabo-verdiana na diáspora para se juntar aos esforços do Governo na aquisição de vacinas para que a campanha de vacinação seja alargada e desta forma minimizar os impactos da pandemia no país”, lê-se na nota enviada pela ONG.

O observatório pede, por outro lado, “mão dura” na fiscalização e no cumprimento de todas as medidas em vigor, ao mesmo tempo é de se esperar uma “firme colaboração” de toda a sociedade neste combate à covid-19.

A entidade da cidadania aproveita para apelar ao “bom senso” de todos neste Dia Internacional do Trabalhador, assinalado hoje, para “evitarem os tradicionais passeios e convívios tendo em conta o agravamento da situação sanitária em Cabo Verde”.

“Se não houver colaboração e espírito de cidadania, o país poderá caminhar para uma realidade extremamente grave em termos de números de infectados e de vítimas mortais. Um quadro que, certamente, ninguém deseja”, consideram os responsáveis da ONG.

O observatório admite que não terá nenhuma reserva em apoiar um novo estado de emergência, se este for o entendimento do Governo, embora tenha consciência que tal estado “acarretaria elevados custos para as famílias e para o país, razão pela qual não se deve baixar a guarda nesta luta que é de todos”.

O Observatório Cidadania Activa de Cabo Verde é uma ONG cuja missão essencial é a educação para a cidadania nas suas múltiplas vertentes e foi fundada a 16 de Março de 2019.

O Governo decidiu decretar o estado de calamidade por 30 dias no País em todas as ilhas, a excepção da ilha Brava que se encontrava sem casos de covid-19, devido ao agravamento da situação da pandemia.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos