Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: “O nascimento de Maria é sempre a aurora da vida e da esperança para todo mundo” – padre Borja

Mindelo, 08 Set (Inforpress) – O padre José Álvaro Borja, que presidiu à cerimónia do Dia de Nossa Senhora da Luz, em São Vicente, considerou que o nascimento de Maria é “sempre a aurora da vida e da esperança para todo mundo”.

O reitor do Seminário São José da Diocese de Santiago, José Álvaro Borja, que falou à imprensa antes da celebração da missa, realizada na rua anexa à Igreja Nossa Senhora da Luz, assegurou ser com “alegria” que regressa à São Vicente, após 33 anos da primeira celebração presidida por si na ilha.

O prazer, segundo a mesma fonte, é ainda maior por ser a convite de um “padre amigo”, padre Lino Paulino, pároco da igreja e para presidir a festa da natividade de Maria, mãe de Jesus, a Nossa Senhora da Luz, padroeira da igreja da cidade do Mindelo.

O reitor teve a oportunidade de fazer a homília para centenas de pessoas, que ocuparam a Rua da Luz, representando um pouco a retoma das actividades, inclusive as religiosas.

“É um momento atípico, mas em que a esperança não morre e deve continuar a ser procurada e vivida à luz da fé”, afiançou o padre, adiantando que o próprio facto das pessoas se juntarem, como no evento de hoje, é “sinal de vida e esperança” e “matar a saudade” de ver pessoas em assembleia, em actividades de caráter cultural, mas também religioso.

E a mensagem levada aos paroquianos coincide, já que, asseverou, quando a Nossa Senhora nasceu, foi vista como “aurora” e depois veio o “sol”, que é Jesus.

“De modo que há muita mensagem de vida e esperança neste templo e aquilo que já se dizia, para além das crises sociais, o nascimento de Maria é sempre aurora da vida, da esperança e da salvação para todo o mundo”, asseverou.

A missa solene, que reuniu centenas de fiéis da igreja católica, foi o culminar das actividades de celebração do dia de Nossa Senhora da Luz, a 08 de Setembro, e que iniciaram desde o último domingo, 05, com um cortejo com a imagem da santa por várias localidades de São Vicente.

O programa contemplou ainda, nesta terça-feira, uma serenata, contando com a participação de vários artistas mindelenses e realizada somente à frente da igreja devido às condições pandémicas.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos