Mindelo, 15 Nov (Inforpress) – O ministro do Mar, Abraão Vicente, considerou hoje, no Mindelo, que o futuro do País vai ser “radiante” pelas oportunidades ligadas ao mar e que podem ser aproveitadas tanto a nível nacional como internacional.
O governante fez o prognóstico ao presidir à abertura da 2ª edição Feira Azul, na Gare Marítima do Porto Grande, São Vicente, coordenada pela Escola do Mar (EMar) e que se enquadra nas actividades da Cabo Verde Ocean Week (Semana dos Oceanos de Cabo Verde).
“O futuro de Cabo Verde é sem dúvida radiante, porque aproveitando o nosso território mar podemos multiplicar as oportunidades, ir além das oportunidades convencionais”, sustentou, apontando ensejos como a biodiversidade, crédito de carbono e dessalinização em alto mar.
Mais ainda, segundo a mesma fonte, pode-se continuar a empoderar os pescadores e peixeiras e diversificar as técnicas de pesca.
Neste sentido, prosseguiu Abraão Vicente, a Feira Azul mostra-se necessária para criar profissões, empregos e trabalho, e dar visibilidade às profissões, à formação e à incubação de empresas.
Daí, sustentou, a importância da Cabo Verde Ocean Week para dar “mais visibilidade” às instituições do Estado ligadas ao sector, este mesmo sector que, conforme o ministro, apresenta ao país “oportunidades imensas”, não somente a nível nacional, mas, também internacional.
“Temos de estar preparados, não aumentando clichés, mas formando os cabo-verdianos para as oportunidades que estão a caminho”, enalteceu.
Por seu lado, a presidente da EMar, Liliane Pimenta, explicou que a feira, nesta edição com uma amostra de 12 instituições e empresas, tem por objectivo criar entusiasmo para o mar e para todo o ecossistema marítimo.
Durante o acto de abertura foram ainda assinados dois protocolos de cooperação, entre a Emar e a Cabnave, e entre a Cabnave e a Universidade Técnica do Atlântico (UTA).
LN/AA
Inforpress/Fim