São Vicente: “Nôs Ferry Mar d´Canal” não realizou viagem inaugural 

Mindelo, 11 (Inforpress) – A viagem inaugural do navio “Nôs Ferry Mar d´Canal”, que deveria sair hoje, às 15:00, de São Vicente rumo à Santo Antão, retomando a operação do navio nessa linha, não aconteceu.

Ao que a Inforpress constatou, o navio não apareceu no cais de cabotagem, continuando no cais do Porto Grande, e tão-pouco o sócio maioritário da companhia detentora do navio, Vladmir Ferreira, apareceu para esclarecer sobre o cancelamento da viagem, apesar de tentativas de contacto.

A 08 de Março, a presidente do conselho de administração do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), Joana de Carvalho, assegurou em comunicado que “o navio só deveria voltar a navegar com o licenciamento da Direcção Nacional da Política do Mar, que é actualmente a entidade competente”. 

A mesma explicou que a 27 de Novembro de 2019 determinou o cancelamento da inscrição da companhia Naviera Armas Cabo Verde, detentora do navio Mar d´Canal, pelo facto de esta ter deixado de cumprir a actividade para a qual se encontrava inscrita porque “o único navio que tinham se encontrava inoperante”. 

Portanto, segundo a mesma fonte, “não é verdade que a Naviera Armas dispõe de uma licença temporária para transporte marítimo inter-ilhas de carga, passageiros e misto”.

Entretanto, o proprietário do “Nôs Ferry Mar d´Canal” veio reiterar a legalidade da viagem, considerando que “o IMP se enganou ao cancelar a licença da Naviera Armas com base no Código Marítimo de 2010”.

Segundo Vladmir Ferreira, “de acordo com a nova lei de 2019, as companhias existentes até a data têm dois anos para cumprirem os novos requisitos”.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos