Mindelo, 16 Mai (Inforpress) – O navio-escola Sagres atracou hoje no Porto Grande para cumprir a sua 30ª escala no Mindelo, porto que o navio mais já visitou no estrageiro, quando completa 80 anos de navegação, 55 dos quais com a bandeira portuguesa.
O oficial imediato do navio-escola da Marinha Portuguesa, José Luís, recebeu a imprensa a bordo na manhã de hoje e considerou que Sagres representa um símbolo das relações de amizade entre Portugal e Cabo Verde.
Proveniente de Sines, Portugal, Sagres passou por Las Palmas, Canárias, e atracou hoje no Mindelo, de onde larga na sexta-feira rumo ao Brasil para participar nas cerimónias do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a presença do presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Com uma guarnição de 139 militares a bordo, incluindo um cabo-verdiano da Guarda Costeira, Ivo Lima Rodrigues, que ali estagia, o navio-escola Sagres abre-se a visitas públicas quarta e quinta-feira.
Sagres visitou o Porto Grande do Mindelo pela primeira vez em 1962, ano em que Portugal o adquiriu ao Brasil, que por sua vez o havia comprado aos Estados Unidos da América, em 1948.
AT/CP
Inforpress/Fim