São Vicente: Moradores de Ribeira de Craquinha manifestam-se contra encerramento de Centro de Saúde local

 

Mindelo, 05 Abr (Inforpress) – Cerca de três dezenas de moradores da Ribeira de Craquinha, (arredores do Mindelo), manifestaram-se hoje à tarde junto do centro de saúde local, o seu desagrado contra o anúncio do encerramento desse estabelecimento, tornado público no início de Março.

Apesar de o delegado de Saúde de São Vicente ter garantido na terça-feira, 04 em conferência de imprensa, que está de lado a hipótese de fechar o centro, a população local foi-se organizando para travar o “estrago” e agora veio para a rua dizer que “não gostou da ameaça”.

À frente dos descontentes com tal ameaça encontra-se o morador local, Rui Last One, para quem “foi um choque” a notícia do fecho do estabelecimento, “o melhor centro de saúde de São Vicente”.

A população de Ribeira de Craquinha não quer nem ouvir falar de tal possibilidade e avisam que se juntam rapidamente para defender os seus interesses.

Rui Last One avançou ter ouvido falar na hipótese de instalar no edifício uma esquadra da Polícia Nacional, mas “nem pensar”, afirma.

De resto, acrescentou Rui Last One, a população de Ribeira de Craquinha é tão ordeira que nem precisa de Polícia, reconhecendo, todavia, a importância da presença policial na zona, mas que não no centro de saúde.

“Que seria dos velhos, dos acamados, das crianças sem o centro de saúde ali perto”, interroga-se Rui Last One, congratulando-se com a garantia dada pelo delegado de Saúde, Elísio Silva, de que o estabelecimento irá manter-se aberto.

Um estudo recente resultante de consultoria internacional sobre a reorganização dos centros de saúde e unidades sanitárias de base da ilha de São Vicente, apresentado no mês de Março, sugeria o encerramento dos centros de saúde da Ribeira de Craquinha e de Fonte Inês.

O centro de saúde da Ribeira de Craquinha foi inaugurado em 13 de Julho de 2007 pela então presidente da câmara, Isaura Gomes.

AT/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos