São Vicente: Mistura da morna com artes circenses em espectáculo na ALAIM (c/áudio)

Mindelo, 30 Ago (Inforpress) – A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) acolhe nos dias 07 e 08 de Setembro o espectáculo “De lira com morna”, um evento que mistura a morna com circo, acrobacia, dança e poesia.

Este espectáculo, que foi apresentado primeiramente em Portugal, no mês de Julho, conforme o coreógrafo português Pascoal Furtado, mostra ser um “projecto interessante” que envolve “muitas artes”, desde circo, dança, música, acrobacia e ainda poemas recitados.

Tudo isto numa “mistura harmoniosa”, segundo a mesma fonte, para contar a história da morna como “género musical cabo-verdiano de excelência” e apoiar a candidatura desta a Património Imaterial da Humanidade.

“Este é objectivo principal do espectáculo e de o termos trazido para Cabo Verde, e a ideia também é fazer as pessoas delirar com a morna, como diz o trocadilho do nome”, salientou Pascoal Furtado, que acrescentou ter tido “um bom feedback” na apresentação feita em Portugal, no Cineteatro D. João V, em Amadora.

“De lira com morna” agora sobe ao palco em São Vicente, nos dias 07 e 08 de Setembro, com um elenco de 10 bailarinos essencialmente cabo-verdianos, ao contrário do que aconteceu nas terras lusas.

“Vamos ter muita magia e que encontra uma forma harmoniosa para todas estas artes que se juntam com a morna”, disse a mesma fonte, que garante “uma grande surpresa” para os que vão assistir.

“E que as pessoas viagem connosco, numa lira ao som da morna”, convidou Pascoal Furtado, filho de pais cabo-verdianos e que está pela primeira vez em Cabo Verde.

“É muito bom estar aqui pela primeira vez e ainda mais com esse projecto relacionado com a morna”, assegurou este que é formado pela Chapitô, escola de circo e teatro portuguesa e que há 18 anos lecciona nesta mesma escola.

O espectáculo terá como pano de fundo 15 mornas tocadas ao vivo por músicos como Armando Tito, Bulimundo Lopes, Djon Santos e Tó Barbosa, cantadas pela cantora portuguesa Sofia Carvalho e pela cabo-verdiana Eliana Rosa, vencedora do concurso Todo Mundo Canta em São Vicente, em 2017.

“De lira com morna”, que conta com a encenação de Pascoal Furtado e direcção musical de Heloisa Monteiro, afigura-se como uma das últimas actividades da ALAIM durante as férias.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos