Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Missa solene e serenata marcam celebrações da paróquia de Nossa Senhora da Luz

Mindelo, 06 Set (Inforpress) – A missa solene e uma serenata à porta da igreja são algumas das actividades agendadas para a celebração do dia de Nossa Senhora da Luz, que se assinala esta quarta-feira, 08, em São Vicente. 

Conforme informações avançadas à Inforpress pelo pároco, padre Lino Paulino, o 08 de Setembro é sempre um “grande momento de festa” para os paroquianos que podem, desta forma, “renovar a fé, a esperança e a convicção da vida em Deus”.

Sendo assim, as comemorações em honra da padroeira da paróquia de Nossa Senhora da Luz, na cidade do Mindelo, começaram desde este domingo com um cortejo de carros com a imagem da santa por várias localidades da ilha, que, desde o ano passado, devido à pandemia, tem substituído a habitual procissão. 

As actividades continuam, segundo a mesma fonte, nesta terça-feira, 07, com a habitual serenata, que começou por iniciativa de artistas mindelenses e que, normalmente, percorriam as ruas da cidade acompanhados por diversas pessoas. 

Entretanto, depois de um ano de ausência por causa da covid-19, a serenata regressa em “outros moldes”, conforme explicou padre Lino Paulino. 

“Já que não é possível haver a procissão cantante, diga-se assim, vamos fazer um momento para se cantar a padroeira à frente da igreja, contando com a participação de diferentes artistas mindelenses”, realçou. 

Entre os nomes escolhidos para este evento, marcado para as 19:00, estarão Carmen Silva, Constantino Cardoso, Edson Oliveira, Gabriel Miranda, Aisha Pires, o coro da paróquia, entre outras participações. 

Entretanto, o pároco apontou como “momento alto” da festa a missa solene celebrada na tarde desta quarta-feira, 08, e que atendendo às condições sanitárias acontece na Rua da Luz, rua anexa à igreja paroquial. 

Isto porque, conforme o padre Lino Paulino, esta rua está “bem delimitada” e permitirá uma “melhor organização” da celebração que será presidida pelo reitor do Seminário de São José, da Diocese de Santiago, padre José Álvaro Borja. 

“Celebrar a festa de Nossa Senhora da Luz é sempre motivo de alegria, permite-nos tomar consciência do sentido de família, de repensarmos a nossa forma de estar na igreja e de servir a comunidade com sinal de amor, de fé e de coragem, sobretudo agora com esta situação de pandemia”, rematou o padre Lino, lamentando que devido ao momento de pandemia, “muitos dos paroquianos, principalmente os mais velhos, não estão a conseguir celebrar estes momentos”. 

LN/HF

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos