São Vicente: Ministro do Mar abre nona edição da Escola de Verão do Surface Ocean – Lower Atmosphere Study

Mindelo, 31 Mai (Inforpress) – O ministro do Mar, Abraão Vicente, abre, na sexta-feira, a nona edição da Escola de Verão do Surface Ocean – Lower Atmosphere Study (SOLAS), um projecto de pesquisa global e multidisciplinar instituído para a coordenação científica internacional e capacitação.

De acordo com uma nota do Ministério do Mar, esta edição da SOLAS Summer School decorrerá de 05 até 16 de Junho, no Centro Oceanográfico de Mindelo, e marcará a primeira vez que se realizará em África. Prevê-se a participação de 20 docentes e 70 estudantes, vindos de todos os cantos do mundo.

“É composta por palestras de especialistas, aulas de competências transversais e actividades práticas concebidas para dar aos investigadores em início de carreira de diversas origens as ferramentas necessárias para prosseguirem as suas futuras carreiras”, descreve o documento, que realça que a escola “tem por objectivo ensinar as competências e os conhecimentos das muitas disciplinas necessárias para compreender a natureza das interacções oceano-atmosfera e a sua relação com o clima e as pessoas.

Conforme o Ministério do Mar, entre outros objectivos está também a necessidade de aumentar a visibilidade do programa internacional SOLAS nos países do Sul Global e, vice-versa, facilitar a participação dos países da África.

“As questões científicas de SOLAS sobre o papel das interacções oceano-atmosfera no contexto das mudanças climáticas globais revestem-se de especial importância nestes países”, acrescenta a mesma nota, referindo ainda que haverá a inclusão de estudantes do Programa de Mestrado WASCAL “Climate Change and Marine Sciences ” da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) do Mindelo na Escola de Verão SOLAS e que esses estudantes do WASCAL serão ainda integrados num contexto temático mais amplo e rede internacional.

A nona edição da Escola de Verão do SOLAS é organizada pelo Instituto do Mar (IMar) e pelo Centro Helmholtz de Pesquisa Oceânica (Geomar), em São Vicente.

CD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos