Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Máscaras produzidas por alunas da Uni-CV serão doadas a instituições de cariz social

Mindelo, 22 Abr (Inforpress) – Parte das 500 máscaras criadas no âmbito do “Projecto Formação para a Produção de Máscaras com Protecção Ocular” da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), pólo do Mindelo, vai ser doada a três instituições de cariz social.

Segundo a professora Diara Rocha, que esteve à frente deste projecto, as três instituições contempladas são as Aldeias Infantis SOS, o Centro de Acolhimento de Doentes Mentais (CADM), na Vila Nova, e a Casa da Sopa. Outra parte será distribuída à comunidade educativa.

Conforme a professora, a ideia de criação do projecto de produção de máscaras CDC com viseiras sugeriu no ano passado, na altura em que a mesma estava a produzir uma solução antisséptica para oferecer a pessoas.

Depois de o elaborar, explicou, a equipa reitoral da Uni-CV decidiu transformá-lo num projecto de extensão universitária e criou uma equipa de professores/investigadores, envolvendo estudantes da Uni-CV, em São Vicente, mulheres com alguma vulnerabilidade social, disponibilizando informação e sensibilização para a proteger e prevenir a Covid-19, com formação para a produção de máscaras.

“Tivemos três formandas, duas do curso de Educação Artística daqui de São Vicente e uma da área de Ciências da Terra e da Vida (CTV) e tivemos uma formadora bastante eficiente que é Evandra Duarte, que acompanhou as alunas. Na Praia, foram envolvidas uma associação das mulheres com deficiência física, foram ensinadas através de vídeo-aulas e criou-se uma equipa de trabalho interessante que acabou por dar vida a este projecto”, informou.

A ideia, acrescentou, foi criar directrizes, através da universidade, que permitissem uniformizar critérios de produção de máscaras caseiras, de acordo com as indicações creditadas por organizações internacionais.

Isto, explicou, evitando uma falsa ideia de protecção caso as pessoas passassem a fazer as suas máscaras caseiras mediante critérios aleatórios.

No quadro do encerramento deste projecto, a Uni-CV homenageou a falecida professora Verónica Cruz, que desenhou um protótipo das máscaras junto com o professor e coordenador de Educação Artística Manuel Fortes. Igualmente, a família da docente ofereceu à Uni-CV um espólio de 70 livros da área de Língua Portuguesa, que pertencia à Verónica Cruz.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos