São Vicente: Mariventos celebra Dia Internacional do Jazz com concerto ao ar livre na Praça Nhô Roque

 

Mindelo, 28 Abr (Inforpress) – O Dia Internacional do Jazz vai ser celebrado este domingo, 30, no Mindelo, com um concerto ao ar livre, segundo proposta da empresa Mariventos, que desde 2012 comemora, anualmente, a efeméride.

Para este ano está “tudo montado” para o concerto dos TRESMASUM, no domingo, projecto musical que actua a partir das 17:30, na Praça Nhô Roque, à Avenida Marginal, da cidade do Mindelo.

A Mariventos, entidade que entre outras actividades realiza, desde 2013, o Kavala Fresk Feastival, segundo Josina Freitas, vem também promovendo, há seis anos, a partilha da música, por ocasião do Dia Internacional do Jazz, através da produção de um concerto de jazz ao ar livre.

A banda TRESMASUM é constituída pelos músicos Kisó, Yannick e Marco, que para o concerto de domingo terão como convidado o guitarrista Romário.

Cabo Verde é dos primeiros países da costa ocidental africana, segundo Josina Freitas, que anualmente celebra do Dia Mundial do Jazz, desde a data da sua institucionalização, em 2012.

O Dia Internacional do Jazz, celebrado a 30 de Abril, foi criado pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da organização, Herbie Hancock, e a comemoração objectiva lembrar a importância deste género musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.

O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura, teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX.

New Orleans (EUA) é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz, e Miles Davis, Chet Baker, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, John Coltrane, Louis Armstrong, Edward Ellington e Dizzy Gillespie são alguns dos grandes nomes do jazz.

AA/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos