Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Marinha brasileira doa 15 mil máscaras faciais à Delegacia de Saúde

Mindelo, 28 Set (Inforpress) – A marinha brasileira doou hoje 15 mil máscaras faciais à Delegacia de Saúde de São Vicente e que representam, segundo o comandante do navio APA, uma forma de contribuir com Mindelo que recebeu a tripulação “muito bem”.

O comandante do navio-patrulha oceânico APA, Luis Ricardo, falava, na manhã de hoje, durante o acto de entrega das máscaras nas instalações da Delegacia de Saúde de São Vicente.

“É uma forma de contribuir para a cidade do Mindelo que nos recebeu muito bem aqui no porto, com essa alegria e com essa segurança na parte de saúde”, sustentou a mesma fonte, ressaltando o facto de as pessoas estarem a usar máscaras em recintos fechados e lojas, o que deixa ele e sua tripulação “muito seguros”.

Da parte cabo-verdiana, a delegada substituta, Jaqueline Cid, assegurou que a oferta será “muito bem recebida” e que representa um “reforço na prevenção” da covid-19.

“Em nome da Delegacia de Saúde de São Vicente e da população de São Vicente queríamos agradecer a marinha brasileirapor este gesto tão lindo e reforçamos as parcerias futuras”, concretizou a mesma fonte.

Quanto à situação epidemiológica actual da ilha, Jaqueline Cid adiantou à Imprensa que neste momento São Vicente 15 pessoas em quarentena obrigatória e 50 em quarentena domiciliar e três casos activos em “situação clínica estável”, estando dois internados no Hospital Baptista de Sousa e um no Centro de Estágio do Mindelo.

A delegada substituta mencionou ainda a campanha de despiste realizada na última sexta-feira na zona Fonte Inês/Espia, à semelhança do que tem vindo a realizar noutros zonas da ilha, onde, num universo de 765 testes rápidos realizados, foram detectados seis casos suspeitos.

Essas seis pessoas encontram-me em isolamento aguardando os resultados dos testes PCR , conforme a responsável.

Por outro lado, o navio-patrulha oceânico APA, que está de passagem por Mindelo, participará, no período de 05 a 09 de Outubro, da missão GRAND AFRICAN NEMO 2020, no Golfo da Guiné, que conta com a participação do Brasil pela segunda vez.

O exercício combinado tem o propósito, conforme informações da missão naval brasileira, treinar os países africanos da costa ocidental e central, para o enfrentar à insegurança marítima da região do Golfo da Guiné, por meio de exercícios de simulação de combate à pesca ilegal, de poluição no mar, pirataria, terrorismo marítimo e assistência a navios em situação de perigo.

“Aumentando, dessa forma, a interoperabilidade e o estreitamento dos laços de cooperação e amizade entre as marinhas e guardas costeiras de diversos países dos continentes africano, americano e europeu”, asseguram.

Após a missão, o navio APA ainda efectuará uma segunda paragem no Porto Grande do Mindelo, no período de 12 a 14 de Outubro, após o término da aludida missão e antes de retornar ao Brasil.

LN /AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos