São Vicente: Locutor de rádio promove formação em jogral de poesia privilegiando autores mindelenses

Mindelo, 19 Fev (Inforpress) – O locutor de rádio Flávio Fernandes está a ministrar uma formação em jogral de poesia, com duração de dois meses, que privilegia na maioria autores de São Vicente e outros com vivências mindelenses.

Esta iniciativa, segundo o mesmo avançou à Inforpress, tem como propósito divulgar esta arte, de declamar poesia em grupo, “pouco usual” em Cabo Verde.

“No jogral de poesia, o mesmo poema é dito por várias pessoas ao mesmo tempo e ainda há possibilidade de dramatização teatral”, explicou este locutor, no caso da Rádio Morabeza, em São Vicente, que espera, por outro lado, ajudar jovens a desinibirem.

A sua experiência, como animador e ainda formado em teatro, que Flávio Fernandes pretende partilhar com os participantes da formação iniciada na aula sexta-feira e que se prolonga até Abril, no Centro Cultural do Mindelo (CCM).

“Mas, estas oportunidades funcionam como trocas de experiências, dou, mas também recebo muito dos meus formandos”, salientou este jovem, que coloca o enfoque das suas aulas em autores sanvicentinos, entre os quais, Ovídio Martins, Onésimo Silveira e Gabriel Mariano e Corsino Fortes e outros com “vivências mindelenses” como Baltazar Lopes e Jorge Barbosa.

“O objectivo também é divulgar a poesia destes autores de São Vicente, que muitos jovens não conhecem”, ajuntou, adiantando que neste sentido conta com a colaboração de amigos como Emanuel Ribeiro e Jorge Ramos, “experientes neste ramo e que vão passar um pouco do seu saber”.

As aulas, que são ministradas às segundas e sextas-feiras, têm a duração de dois meses, mas, conforme Flávio Fernandes, já tem agendado uma apresentação no dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, que contará com a participação do Coral Bana do CCM.

Já em Abril, segundo a mesma fonte, cogitam também fazer um espectáculo, que ainda não tem dia certo, mas que será pago com um quilo de alimento para ser distribuído a diferentes instituições de caridade.

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos