Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Livro de mulheres cabo-verdianas emigrantes em França lançado hoje no Mindelo

Mindelo, 21 Dez (Inforpress) – A Alliance Française do Mindelo recebe hoje o lançamento do livro “Celles qui partent pour une terre lointaine” de Martine Blanchart e que conta a história e a “dor de separação” de viver em França por mulheres cabo-verdianas.

O livro, segundo a autora que já foi conselheira pedagógica para o ensino do francês em Cabo Verde, de 1980 a 1990 conta a história de oito mulheres cabo-verdianas  desde a sua infância em Cabo Verde até à sua vida na região de Paris.

“A maioria delas é deixada sozinha. Elas são jogadas no desconhecido, experimentam a dor da separação dos seus entes queridos e seus filhos e confrontam a dureza de um mundo diferente”, como se pode ler no prólogo.

“Celles qui partent pour une terre lointaine” (aquelas que partem para uma terra longínqua) mostra assim o curso de vida dessas mulheres, que têm em comum um “desejo feroz, força vital e capacidade de trabalho para superar obstáculos e alcançar seus objectivos e garantir a sua independência”.

“Apesar de terem passado muitos anos na França, elas mantiveram uma forte ligação com o seu país de origem e reivindicam uma dupla pertença cultural”, diz a fonte.

A obra de Martine Blanchart vai ser lançada nesta sexta-feira na Alliance Française do Mindelo, a partir das 18:00.

LN/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos