Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Jorge Maurício eleito presidente da CCB numa assembleia-geral marcada pela rejeição da lista TED

Mindelo, 05 Set (Inforpress) – O ex-presidente do Conselho da Administração da Enapor, Jorge Maurício, foi eleito esta sexta-feira à noite presidente da Câmara de Comércio do Barlavento (CCB) numa assembleia-geral marcada pela rejeição da lista TED, liderada por Luís Vasconcelos.

Jorge Maurício venceu com 74,8 por cento (%) dos votos, ou seja, 170 votos dos associados, e vai dirigir a CCB pelo período 2020-2024. Enquanto a lista TED, liderada por Rafael Vasconcelos, foi rejeitada pela mesa da assembleia-geral, por alegadas “irregularidades”.

Em declarações à Inforpress, o número dois da lista TED, o empresário Alexandre Novais defendeu que houve “expedientes de secretaria” para rejeitar a lista.

Para o empresário, este era um “momento histórico” para a agremiação empresarial, pelo que “o empresariado da região norte “merece muito mais do que este tipo de expedientes”.

“Eu, antes de tudo, fiquei imensamente triste, porque a Câmara de Comércio e o empresariado não teve a oportunidade de ver este processo ir até ao fim”, afirmou Alexandre Novais, acrescentando que o processo foi “altamente concorrido”, “participado “com associados em todas as ilhas a quer votar”.

Segundo a mesma fonte, a mesa da Assembleia Geral, que é árbitro, tinha representação na outra lista que foi vencedora. Mas, apesar de dizer que não estava a pôr em questão a idoneidade de cada um, Alexandre Navais entende que “essa questão mexe com a ética e com o bom-senso.”

“A mulher de César só não tem que ser séria, tem que parecer séria”, lembrou o empresário para quem outro expediente que foi utilizado pelo presidente de mesa da assembleia-geral, João Gomes, foi dizer que “faltava carimbo das empresas” que lhes passaram as procurações.

“A nossa lista não foi aceite e foi dito pelo presidente da mesa, na sua decisão, porque faltava um carimbo que não sei se é posicionamento legal”, contestou, lembrando que a sua lista tinha procurações “devidamente assinadas e representadas de empresas conceituadas”, inclusive algumas delas os respectivos representantes estavam presentes.

Mas para Alexandre Novais “o maior expediente para afastar” a lista TED foi dizer que “não tinham indicado concretamente a representação das ilhas”.

Neste particular, citou concretamente o caso da Biolab do Sal e da Sucla de São Nicolau em que a mesa da assembleia disse que faltava o carimbo das mesmas mesmo com a presença dos representantes e mesmo quando os estatutos não clarificam a exigência de carimbo e assinatura ou de ambos.

Questionado se querem impugnar a assembleia-geral o empresário disse que, pensando na instituição e na região, estão a ponderar “verdadeiramente a assertividade o benefício” de uma impugnação.

“Estamos hesitantes porque uns querem outros não”, revelou a mesma fonte, que disse preferir continuar a apostar numa casa de todas ainda mais porque, lembrou, “infelizmente a justiça é o que é e quando se faz uma impugnação o mandato já terá findo.”

As tentativas de contacto da Inforpress com o presidente de mesa da assembleia-geral, João Gomes, e com o recém-eleito presidente da Câmara de Comércio do Barlavento, Jorge Maurício, revelaram-se infrutíferas.

No entanto, em declarações à RCV, Jorge Maurício disse que a assembleia-geral electiva foi bem realizada, porque a sua lista fez um “bom trabalho de casa e cumpriu os procedimentos”.

“Nós tínhamos uma equipa coesa, uma equipa muito forte, e a expressão eleitoral também reflecte aquilo que os empresários e os associados desejavam”, explicou o responsável, para quem a prioridade do seu mandato é “fazer tudo para a sobrevivência das empresas, manter postos de trabalho e garantir um ambiente de negócios menos penoso possível”, face ao contexto da pandemia da covid-19.

CD/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos