Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Jorge Duarte eleito coordenador do SIACSA para a ilha (c/áudio)

Midnelo,31 Ago (Inforpress) – O jovem licenciado em Direito Jorge Duarte foi eleito hoje coordenador do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura, Serviços, Florestas, Serviços Marítimos e Portuários (SIACSA) , na ilha de São Vicente.

Jorge Duarte, que sucede a Jaílson Delgado no cargo, foi eleito com 40 votos dos 52 associados presentes, durante a 5ª Assembleia-Geral dos trabalhadores de São Vicente, que decorreu na Escola Salesiana , sob o lema “Mais Dignidade e Respeito Sindical.”

Em entrevista à Imprensa, o recém-eleito coordenador prometeu “proa-ctividade, força e humildade” para “carregar” o nome do sindicato e de todos os associados que apostaram na sua coordenação.

“Os problemas são muitos, estão a fundo e são algo que muitas empresas escondem. Vamos trabalhar de baixo para cima. Há uma política de medo implementado porque se um trabalhador manifestar eles colocam-no numa situação de ameaça de despedimento,” criticou Jorge Duarte, que prometeu, primeiro, arrumar a casa, depois tratar dos assuntos pendentes entre os trabalhadores e as empresas.

Sobre a questão do absentismo, o novo coordenador do SIACSA em São Vicente lembrou que se trata de um fenómeno que acontece em “todas as empresas da ilha”, pelo que, acrescentou, a estratégia passa por trabalhar na conscientização, junto com as empresas, para traçar uma estratégia para diminuir o absentismo.

Instado a comentar sobre a situação laboral na ilha, Jorge Duarte afirmou que “não se atreve a chamá-la de uma relação laboral”, mas sim de “escravatura laboral”.

Uma opinião corroborada pelo líder do SIACSA, Gilberto Silva, que sustentou que há “uma escravatura moderna e que induz o medo” aos colaboradores, por causa dos “contratos precários e da falta de emprego.”

Nesta óptica, instou as pessoas a “vender o medo e a comprar a coragem” para enfrentar as lides laborais.

Ainda na 5ª Assembleia-Geral dos trabalhadores de São Vicente foram eleitos os 147 delegados que irão compor o congresso a ser realizado no dia 30 de Novembro na ilha.

Nesse congresso, adiantou o líder do SIACSA, o foco estará na criação de estratégias que permitam que a organização cresça, pelo menos em 50%, em todas as ilhas, na criação de sedes regionais e de núcleos das mulheres sindicalistas do SIACSA e em ter um represente do núcleo das mulheres associadas em cada empresa.

Durante a assembleia-geral foram ainda reconduzidos ao cargo todos os delegados sindicais da SIACSA nas empresas.

Mas o delegado da empresa de segurança, Sepricave, foi substituído porque, segundo Gilberto Silva, ele foi “sufocado com processos disciplinares, maus tratos e assédio moral, pela empresa onde trabalha, e o processo está no tribunal.”

CD/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos