São Vicente: IPC e Instituto Marítimo e Portuário oficializam protocolo para valorização de faróis do País 

Mindelo, 18 Mai (Inforpress) – O Instituto do Património Cultural (IPC) e o Instituto Marítimo e Portuário (IMP) assinam na sexta-feira, 19, no Mindelo, um protocolo de cooperação visando a recuperação e valorização de oito faróis do País.

O acto, de acordo com nota do Governo, está enquadrado no processo de integração dos edifícios histórico-culturais e patrimónios na rota turística de Cabo Verde e tem por objectivo a recuperação e valorização de oito faróis históricos existentes no arquipélago.

Isto porque, segundo a mesma fonte, a nova era global confere ao património cultural um redimensionamento tal que a salvaguarda passa tanto pela preservação como pela reinterpretação e atribuição de novos usos e funções, transformando-o num “importante activo para o desenvolvimento sustentável”.

“Um investimento considerável vem sendo feito, em Cabo Verde, no que tange à salvaguarda dos principais marcos patrimoniais, seja no domínio do património material, seja do património imaterial”, lê-se na nota do executivo.

Por isso, para o Governo torna-se “imprescindível” a valorização dos faróis, enquanto activo para a dinamização socio-cultural e turística, assim como a reabilitação destes enquanto elementos arquitectónicos de “amplo valor patrimonial, pelo importante papel que desempenharam ao longo de décadas na ligação das ilhas entre si, e destas com o mundo”.

A assinatura do protocolo terá como protagonistas a presidente do conselho diretivo do IPC, Ana Samira Baessa, e o presidente do conselho diretivo do IMP, Seidi dos Santos, nesta sexta-feira, 19, na sala de reuniões do Ministério do Mar, em São Vicente.

Desde Dezembro de 2022 que os responsáveis das duas entidades realizaram um encontro, no qual ficou acordado a realização de um inventário do estado de conservação de todos os faróis existentes no País e que seria seguido da assinatura deste protocolo, cujo acto será presidido pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e ministro do Mar, Abraão Vicente.

LN/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos