São Vicente: Instituto de Gestão e da Propriedade Intelectual quer rigor nas medições para importação e colocação de produtos no mercado

Mindelo, 18 Mai (Inforpress) – O director de Metrologia do Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) afirmou, hoje, que o serviço quer rigor nos instrumentos de medição, utilizados pelos operadores económicos, para que não prejudiquem os consumidores ou utentes.

José António Carvalho falava à Inforpress à margem de uma conversa aberta sobre “Medições de suporte ao sistema alimentar global” e “aspectos de metrologia legal para a colocação no mercado nacional de produtos alimentares pré-embalados, de importação e produção nacional”, com operadores económicos e instituições locais.

“São Vicente é uma ilha bastante industrializada e tem operadores importantíssimos para o sistema alimentar cabo-verdiano. Daí entendemos que devemos realizar esta actividade aqui e sensibilizar os operadores para a questão das medições, para o rigor das medições, que é um requisito importante para a exportação dos seus produtos e para colocação no mercado nacional”, explicou.

Segundo a mesma fonte, as medições estão na base das transacções comerciais e a Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual, particularmente o serviço de Metrologia, entra como um órgão que “controla os instrumentos de medição” utilizados no comércio e em outras áreas, como de saúde, ambiente e de segurança pública.

“Nós asseguramos que os instrumentos de medição utilizados possam medir correctamente e não prejudicam os consumidores ou utentes”, acrescentou a mesma fonte, para quem a actividade é realizada no âmbito do Dia Mundial de Metrologia que se comemora no próximo sábado, 20 de Maio.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos