Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Iniciativa `Beach Clean Up´ junta cerca de 200 crianças para limpar praia da Laginha 

Mindelo, 21 Nov (Inforpress) – A iniciativa da União Europeia `Beach Clean Up´ juntou hoje cerca de 200 crianças para limpar a praia da Laginha, no Mindelo, e que se mostraram sensibilizadas para a questão da preservação dos oceanos.  

A campanha de limpeza é a primeira acção da Cabo Verde Ocean Week (CVOW), que arrancou na manhã de hoje com o apoio dos mais pequenos, que, além da limpeza do areal, também interagiram com a embaixadora da União Europeia, Carla Grijó, e com o ministro do Mar, Paulo Veiga, dando “algumas lições” de preservação dos mares e de reutilização de lixo.  

Uma atitude que deixou Carla Grijó “muito satisfeita” com estes “agentes da mudança”.

“Eles foram fantásticos nas acções de limpeza e estão a ser fantásticos com esta interacção e há muita informação que já interiorizaram, já sabem que o lixo não deve ir parar aos oceanos, que o plástico é perigoso para a vida e porque é importante reciclar”, sublinhou a embaixadora, que se mostrou “orgulhosa” por estas crianças, que, conforme a organização, vieram de quatro escolas primárias e da Associação Ponta d´Pom.

Segundo a embaixadora, os alunos, apesar de pequenos, podem ser “óptimos educadores” junto das famílias e amigos a trazer “esperança” de que os oceanos em Cabo Verde estão “tão bem entregues”.

A iniciativa “EU Beach Clean Up”, organizada desde 2017 na União Europeia para assinalar o Dia Mundial de Limpeza das Praias, em Setembro, associou-se desta vez ao CVOW, porque, considerou Carla Grijó, os objectivos são comuns, entre os quais de protecção do planeta e das espécies e dos recursos marinhos comuns.  

O ministro do Mar, Paulo Veiga, por seu lado, disse acreditar tratar-se de uma parceria de se louvar e que permitiu ver que “o futuro está garantido” e se está no “bom caminho”. 

Até porque, conforme a mesma fonte, o objectivo da CVOW, que já vai na quarta edição, é o de sensibilizar.  

“Nós temos que aumentar a literacia dos oceanos não só para as crianças, mas essencialmente para as comunidades costeiras e toda a população, e este é um grande desafio”, afiançou o governante, que indicou que esta quarta edição vai “discutir as oportunidades existentes e como fazê-las de forma sustentável”.

Paulo Veiga elegeu como “um dos maiores perigos” a poluição dos oceanos, que Cabo Verde deve aproveitar os fóruns mundiais para alertar, porque, sendo ilhas, e mesmo sem poluir muito, acaba por sofrer as consequências.  

A limpeza das praias aconteceu na manhã de hoje na Laginha, mas também na praia de Cova Inglesa, Praia de Bote e da Avenida Marginal, numa acção desencadeada também em praias das nove ilhas habitadas.  

CV Ocean Week decorre até esta sexta-feira, 26, com diversas actividades.  

LN/AA 

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos