Mindelo, 24 Dez (Infropress) – As obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Mindelo, foram inauguradas na manhã de sábado com missa solene para celebrar esta restauração, que torna a pró catedral uma “referência”, segundo o bispo da diocese do Mindelo.
A “mais-valia maior” destas obras, conforme D. Ildo Fortes avançou à Inforpress, é, com certeza, o espaço agora criado para a liturgia nesta igreja que “sempre primou pela beleza, pela qualidade e pela funcionalidade”.
“Estamos aqui para assinalar o final desta restauração, que acontece há mais de oito anos, mas devido a problemas financeiros, não decorreu no ritmo que se queria”, disse o responsável, adiantando terem feito “um esforço grande” para tornar a igreja “minimamente apresentável”.
“Agora, ela foi verdadeiramente bem ornamentada, bem decorada por dentro com peças de arte para tornar a igreja catedral, mãe desta diocese, uma referência”, reforçou.
“Porque, o povo simples e mesmo pobre gosta de dar o melhor para Deus, aqui é a casa de Deus”, assinalou a mesma fonte, para quem “todo o esforço” foi feito “sem descurar” outras necessidades a nível social, e que permitiu, dentro da “modéstia capacidade” tornar a igreja de Nossa Senhora da Luz “agradável ao que venha louvar e falar com Deus”.
As obras incidiram, conforme o bispo, sobre o altar-mor, que ganhou novas colunas, artefactos e outros detalhes para envolver a imagem da Nossa Senhora da Luz, além da colocação de mármores por toda a igreja.
Incluiu-se ainda a pintura das paredes, o embelezamento do tecto e ainda a sonorização.
Este trabalho de reabilitação, segundo o pároco, Padre Lino, teve ajuda monetária de sanvicentinos tanto na ilha, como na diáspora e também contou com o apoio de artistas, que ofereceram algumas obras e do próprio artesão Samuel Bettencourt, que realizou a restauração das artes sacra.
A inauguração, realizada hoje, ficou marcada por uma missa solene de celebração, que reuniu centenas de fiéis de toda a ilha e que foi aproveitada pelo bispo para benzer a igreja.
LN/ZS
Inforpress/Fim