São Vicente: IMar passa a fazer parte da Assembleia-Geral e do Conselho de Administração do AIR Center

Mindelo, 11 Dez (Inforpress) – O Instituto do Mar (IMar), em São Vicente, passa esta sexta-feira a fazer parte da Assembleia-Geral e do Conselho de Administração do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Center).

De acordo com uma nota do Ministério da Economia Marítima, com a adesão ao Conselho de Administração do AIR Center Cabo Verde beneficiará das diversas iniciativas de cooperação internacional a nível do Atlântico em diversas áreas, uma vez que esta rede é de carácter internacional e está orientada para fomentar a criação de empregos e o desenvolvimento económico e sustentável, baseado no conhecimento nas regiões atlânticas.

“Aborda e integra o espaço, clima, terra, oceano, energia e promove a cooperação sul-norte/norte-sul, em alinhamento com as prioridades nacionais e regionais e desafios globais, como a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Década do Oceano Ciência para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), o Acordo de Paris e a Estrutura de Sendai para a Redução do Risco de Desastres”, lê-se na nota.

Conforme este mesmo documento, associado a este marco decorrerão durante a mesma sessão intervenções por parte de dois elementos do Campus do Mar, A Reitora da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), Raffaella Gozzelino e o presidente do conselho directivo do Instituto do Mar, Malik Lopes.

Na mesma ocasião, haverá um seminário técnico sobre a Biodiversidade em Cabo Verde com a participação de Investigadores do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) e da Universidade Técnica do Atlântico (UTA).

O AIR Center foi criado em Novembro de 2017, na Cimeira de Florianópolis, no Brasil, e é uma organização em rede, formada por diversas instituições, para se dedicar à investigação integrada das áreas do espaço, oceanos, clima, energia e ciência de dados.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos