São Vicente: Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mobiliza 40 voluntários para limpar praias Galé e Cova de Inglesa 

Mindelo, 18 Set (Inforpress) – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reuniu cerca de 40 voluntários para limpar as praias de Galé e Cova de Inglesa, em São Vicente, enquadrado na missão social da instituição.

A actividade serviu também para celebrar o Dia Mundial de Limpeza das Praias, foi realizado com cariz nacional, com destaque para as ilhas de São Vicente, Santiago e Boa Vista, conforme avançou à Inforpress o presidente da Estaca do Mindelo, Elton Sequeira.

Segundo a mesma fonte, a organização conseguiu reunir cerca de 40 pessoas, entre missionários e elementos da igreja, que retiraram 13 sacos de lixo das praias da Galé e Cova de Inglesa, situadas uma próxima à outra, na zona do Lazareto.

Elton Sequeira assegurou que a escolha das praias foi feita através de uma indicação da área de Saneamento da Câmara Municipal de São Vicente.

“Encontrámos muito lixo e sobretudo muito vidro, daí apelamos às pessoas para que tenham cuidado com o lixo quando forem às praias e que, se for necessário, tragam o que usarem para deitar nos contentores próximos às suas casas”, apelou o responsável da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Conforme a mesma fonte, as duas estâncias balneares encontravam-se também com algum entulho levado pela enxurrada das chuvas.

A instituição, que realizou este tipo de actividade em outros anos, pretende, assegurou, dar continuidade e inserir a limpeza das praias no programa Mãos que Ajudam, que dá apoio à comunidade em “qualquer tipo de serviço”.

Além de Galé e Cova de Inglesa, em São Vicente, os voluntários da igreja intervieram nas praias de Gamboa (Cidade da Praia) e de Estoril (Boa Vista).

O Dia Internacional de Limpeza das Praias celebra-se anualmente no terceiro sábado de Setembro e começou a ser realizado na Estónia, em 2008, quando 50 mil pessoas se uniram para limpar o país em cinco horas. Com o tempo, a iniciativa se tornou um movimento global e, desde 2018, mobiliza voluntários em 191 países.

LN/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos