São Vicente: IDJ quer apoiar mais jovens na criação de projectos de desenvolvimento sustentável

Mindelo, 18 Mai (Inforpress) – A directora da juventude do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) afirmou hoje, no Mindelo, que a instituição pretende apoiar mais jovens na criação de projectos que promovam os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Zuleica Semedo fez estas considerações a propósito da apresentação da 2ª edição da iniciativa “YouthChallenge for Sustainable Development Goals – SDG”, uma iniciativa que visa promover a participação e o engajamento de jovens universitários nas questões essenciais para o desenvolvimento sustentável do País e ainda fazer com que os jovens se comprometam com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“No ano passado, foram 15 projectos, este ano queremos aumentar. Vai depender muito da abertura e do engajamento dos jovens e do contributo dos professores em ajudar os jovens a desenvolver projectos”, adiantou a mesma fonte, para quem a intenção desta iniciativa é que os jovens universitários desenvolvam projectos para implementar na comunidade, mas com impacto na transformação global.

Segundo Zuelica Semedo, os projectos podem ser apresentados a nível individual ou em grupo e os participantes irão beneficiar de workshops de capacitações que lhes vão proporcionar “uma visão global” dos ODS e de uma consultoria até a fase de maturação.

Na 1ª edição, 2021-2022, foram selecionados, financiados e acompanhados 15 projetos, sendo cinco de Santiago Norte (três de Santa Catarina, um de Tarrafal e um de Santa Cruz), cinco da cidade da Praia e cinco da região norte do País (um de Santo Antão, um da ilha do Sal e três de São Vicente).

Entre os três projectos seleccionados na ilha de São Vicente está o AcroGims Sport, liderado por Patrícia Santos, que oferece treino a mais de 40 crianças na zona de Pedra Rolada e Bela Vista.

“Antes, já trabalhávamos com crianças, mas o nosso projecto não estava institucionalizado. Foi seleccionado na YouthChallenge, criamos uma sede, e hoje as crianças já não ficam na rua a correr riscos”, explicou Patrícia Santos, acrescentando que graças a este projecto os seus “meninos participaram e conquistaram o 1º e 2º lugar numa competição de iniciação desportiva realizada recentemente na Cidade da Praia.

A candidatura para a 2ª edição é aberta a jovens universitários dos 18 aos 35 anos, inscritos numa universidade ou instituição de ensino no País, com uma ideia formulada para ajudar à comunidade, visando dar o seu contributo para o desenvolvimento sustentável do País.

A competição é executada pelo Instituto do Desporto e da Juventude, em parceria com o Escritório Conjunto das Nações Unidas.

CD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos