Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Grupo de Apoio à Enseada de Coral coloca trilha subaquática na Laginha

Mindelo, 02 Ago (Inforpress) – O Grupo de Apoio à Enseada de Coral, liderado pelo ambientalista Guilherme Mascarenhas e pelo biólogo Rui Freitas, iniciou hoje a colocação de uma trilha subaquática na enseada de coral da Laginha.

Em declarações à Inforpress, o ambientalista Guilherme Mascarenhas explicou que a trilha é composta por bolcos de betão, de 60 quilos cada, e em cada bloco terá informações sobre espécies endémicas, poluição entre outras frases informativas.

“Os blocos têm algumas informações cobertas com uma placa de acrílico e serão colocados no fundo do mar num percurso, tal como o que já existe na Baía das Gatas. Há informações sobre espécies, peixes endémicos, branqueamento de coral, sobre poluição, sobre um camarão endémico que foi encontrado aqui em 2020”, explicou Guilherme Mascarenhas.

Segundo a mesma fonte, esta é uma forma de valorizar esta enseada de corais e, ao mesmo tempo, dar mais uma ferramenta para quem for mergulhar, divertir-se ou levar turistas à Laginha.

Conforme o ambientalista, a proposta da criação da trilha foi entregue, há um ano, ao Ministério do Mar, que emitiu parecer positivo e prometeu financiar o projecto, mas o grupo conseguiu o próprio financiamento e iniciou a colocação da trilha, cuja inauguração vai acontecer posteriormente.

Junto com essa proposta também foi entregue um projecto para “elevar a Enseada de Coral da Laginha ao estatuto de sítio de interesse científico e uma petição de cerca de 7.500 assinaturas, pedindo a protecção, valorização e salvaguarda da zona”, mas Guilherme Mascarenhas disse que “ainda não há respostas sobre essas propostas”.

CD/ZS  Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos