Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Governo promete “transformar completamente” quatro bairros da ilha em dois anos

Mindelo, 02 Mai (Inforpress) – A ministra Eunice Silva prometeu, hoje, em São Vicente, que, “em aproximadamente dois anos”, os bairros Canelona, Cova, Covada de Bruxa, Alto d’Bomba e Fernando Pó estarão “totalmente transformados”, no âmbito do programa “Outros Bairros”.

A titular da pasta das Infra-estruturas, Habitação e Ordenamento do Território veio hoje a São Vicente justamente para proceder ao lançamento oficial do projecto, que engloba a requalificação e a reabilitação de assentamentos urbanos informais, com a experiência-piloto a começar por São Vicente.

Segundo a ministra, o projecto vai envolver obras de várias dimensões, estruturantes, como muros de contenção, hidráulicas e de drenagem, mas também obras de pequena dimensão como arruamentos, criação de espaços verdes e reabilitação das casas das famílias.

A intenção do Governo, di-lo a governante, é levar a iniciativa a outras cidades e bairros do país e fazer que ele seja “não um projecto de um Governo, mas do Estado”, capaz de “transcender as legislaturas” e levar a “transformação urbana necessária” a todo o território nacional.

Assim, segundo Eunice Silva, serão necessários empreiteiros de várias categorias o que significa, precisou, que o projecto vai também ter impacto no desenvolvimento económico, na dinamização da economia local e na geração de empregos para a população.

Por isso, ajuntou, para o seu sucesso “é imprescindível a colaboração” dos técnicos e dos moradores dos bairros alvo da intervenção, enquanto beneficiários directos.

“Queremos desenvolver nas pessoas dos quatro bairros em causa o sentido de pertença porque é a comunidade que vai desfrutar e cuidar do produto do projecto”, concretizou a ministra.

Trata-se, assim, de um “novo paradigma e de um novo modelo de intervenção”, ou, segundo Eunice Silva, o objectivo é trabalhar numa “perspectiva aberta, colaborativa e participativa”, daí a cerimónia de apresentação ocorrer na área de intervenção do projecto, na zona de Cova, no Monte Sossego, na manhã de hoje.

Dados avançados pela ministra das Infra-estruturas, Habitação e Ordenamento do Território indicam que Cabo Verde tem um défice habitacional de 8,7 por cento (%), correspondente a 11.200 agregados familiares e 39 mil indivíduos.

No que diz respeito à inadequação das moradias, cerca de 64% de agregados de baixa renda têm problemas nas suas habitações, segundo a mesma fonte, ou seja vivem em habitações precárias.

Assim, o Governo propõe trabalhar “em parceria e articulação” com os municípios, os quais têm um “papel fundamental” na promoção, execução e planeamento de soluções para habitações de interesse social.

O programa propõe ainda incentivos à iniciativas privadas com valências empresariais, principalmente a nível do turismo, pois o foco é conseguir, já que a política de habitação do Governo “é realista e exequível a prazo”, com planos estabelecidos em programas, com projectos e metas que serão cumpridas de acordo com os recursos disponíveis e na base da complementaridade de todas as partes, município, sector privado e população.

Da parte da Câmara Municipal de São Vicente, município que recebe o projecto-piloto, o presidente Augusto Neves considerou, na ocasião, que este é um projecto com o qual sonha “há vários anos”, já que visa melhorar a qualidade de vida das populações, um dos objectivos do seu trabalho, enquanto autarca.

Por isso, pediu o empenho e envolvimento de todos no projecto “Outros Bairros” já que se trata de um trabalho que se quer “junto e com a população” dos quatro bairros em causa.

A cerimónia oficial de lançamento do projecto “Outros Bairros” engloba ainda um ciclo de conferências subordinadas ao tema “Como será o futuro dos bairros informais em Cabo Verde”, tendo como palestrantes técnicos nacionais e brasileiros.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos