São Vicente: Governo lança obra de piscina oceânica e aponta à sensibilização e familiarização dos cabo-verdianos para o mar

Mindelo, 15 Fev (Inforpress) – O ministro da Economia Marítima disse hoje, no Mindelo, que o Governo vai apostar em sensibilizar e familiarizar os cabo-verdianos para o mar, daí o projecto da Piscina Oceânica do Mindelo, que ficará pronta em dois meses.

O empreendimento, a construir através da montagem de cubos flutuantes, vai localizar-se na Laginha e coube ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, proceder hoje ao lançamento da obra.

O ministro Paulo Veiga explicou que São Vicente está a receber este projecto-piloto, mas a ideia é levar o mesmo a “todos os cantos” de Cabo Verde,  após ver como a estrutura se adapta às águas do País, com a experiência do equipamento que vai ser montado na Laginha.

“Somos um País 99% mar e precisamos desenvolver essa familiarização com o mar e ensinar todos os cabo-verdianos a nadar”, declarou o ministro, que deseja atrair as escolas de iniciação à natação para a piscina oceânica, mas também as escolas do ensino básico para poderem ter um espaço para levar as crianças a terem educação física na água.

Paulo Veiga aproveitou para anunciar que no mês de Março será partilhado com os sanvicentinos um projecto que a Enapor está a trabalhar para a criação de um clube náutico na Matiota, para todos os desportos náuticos não motorizados.

Em breve palavras, na ocasião, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, parabenizou São Vicente pelo investimento, uma piscina oceânica “na emblemática praia da Laginha”, da qual os sanvicentinos podem desfrutar dentro de dois meses.

“Este é um investimento que tem a intencionalidade de fazer maior aproximação àquilo que o mar pode oferecer ao País em vários domínios”, sintetizou o chefe do Governo.

O projecto da Piscina Oceânica do Mindelo é do Ministério da Economia Marítima que foi apresentado na edição 2020 do fórum Cabo Verde Ocean Week.

O processo de montagem em cubos flutuantes embrenhados entre si já se iniciou e a piscina terá 25 metros de comprimento e 15 de largura e distribui-se ainda por três sub-piscinas, conforme explicou o desenhador do projecto.

AA//CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos