São Vicente: GEW Cabo Verde encerra com promotores a incentivar jovens a persistirem nas suas ideias de negócio

 

Mindelo, 20 Nov ( Inforpress) – A Semana Global do Empreendedorismo (GEW Cabo Verde) encerrou na tarde de hoje, no Mindelo, com os promotores a relembrar aos jovens cabo-verdianos que “os sonhos não devem ser limitados aos desafios que encontram pelo caminho”.

O evento, que decorreu em todas as ilhas de Cabo Verde, foi promovido pela Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC), organizadora nacional anfitriã, em parceria com a Proempresa, o Instituto Emprego Formação Profissional (IEFP), e o Governo de Cabo Verde, através do Gabinete do primeiro-ministro.

A fazer jus ao lema desta oitava edição da GEW Cabo Verde, “Restart – renovando o sonho”, o presidente da AJEC, Paulo Cabral, afirmou que enquanto associação estão ciente de que os desafios são muitos, mas que é possível haver, sim, mais empresas e mais empregos, daí que incentiva os jovens a não desistirem dos seus sonhos e das suas ideias de negócio.

O presidente da AJEC aproveitou para deixar vários exemplos de jovens de São Vicente que arriscaram no mundo empresarial, mesmo com um capital inicial de 20 mil escudos, e que hoje são empresários reconhecidos a nível nacional, geradores de empregos.

“O empreendedorismo é uma resposta técnica, uma ferramenta que exige planificação, organização, improviso, resiliência e persistência e tem de ter um foco”, elucidou Paulo Cabral, que acredita que quem o tem fará uma “diferença enorme” no país.

A administradora da Proempresa, Mónica Vicente, por sua vez, afirmou que mais do que debater ideias e trocar experiências, a Semana Global do Empreendedorismo serviu para reforçar a confiança na capacidade criativa, na força de vencer desafios e na talento de mudar de vida.

“Hoje, acreditamos que o empreendedorismo é muito mais do que uma palavra difícil, mas deparamos que é algo que ainda deve ser muito trabalhado na nossa cultura, de modo a fazer as pessoas entenderem que ser empreendedor significa assumir riscos, criar oportunidades, acreditar em si mesmo e transformar sonhos em realidades” , reforçou a responsável da recém-criada instituição.

A administradora da Proempresa garante que quem estiver interessado em tornar os seus sonhos realidade terá o apoio incansável do Governo de Cabo Verde, que elegeu a promoção da empregabilidade jovem como uma das principais prioridades desta nova legislatura.

O presidente do conselho de administração do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Santos, avançou, por seu turno, que para a instituição que representa, o resultado da GEW Cabo Verde é “bastante satisfatório” e que estarão engajados na promoção do emprego com foco no desenvolvimento do sector privado em Cabo Verde.

A vereadora da área de Promoção Social da Câmara Municipal de São Vicente, Lídia Lima, em representação da autarquia, encerrou o evento lançando, por sua vez, um desafio a todos os jovens cabo-verdianos e de São Vicente em particular, a focarem nas oportunidades de negócio que o mercado oferece e a arriscarem na concretização dos seus sonhos, tendo sempre em atenção o comprimento das regras que levam ao sucesso.

Lídia Lima lembra que a Câmara Municipal de São Vicente também é parceira destes incentivos e que estará sempre disponível para apoiar.

A Semana Global de Empreendedorismo é um evento mundial que acontece em mais de 154 países e celebra os inovadores e geradores de emprego e que impulsionam o crescimento económico, proporcionando o bem-estar para as suas populações.

De acordo com dados estatísticos divulgados pelo coordenador do Semana Global de Empreendedorismo ( GEW Cabo Verde ), Victor Constantino, durante estes últimos sete dias foram realizados 131 eventos entre feiras, palestras, encontro, workshop e concursos, em todas as ilhas de Cabo Verde, que envolveram cerca de 15 mil participantes.

No âmbito do GEW, Cabo Verde já recebeu prémios mundiais como o “Country of the Year”, em 2012, “Champion Catalyzer Award”, em 2013, pelo número de actividades desenvolvidas, que colocaram os olhos do mundo na transformação de Cabo Verde num país empreendedor.

EC/AA/JMV

Inforpress/ Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos