Mindelo, 25 Abr (Inforpress) – O rapper Ga da Lomba pediu hoje, no Mindelo, “mais apoio” para continuar a implementar o projecto “Fundu Posu”, que representa a sua luta, mas, também a “luta de todos” contra as drogas.
O rapper fez o apelo na sequência de uma conversa em parceria com o cantor Djodje, na Escola Secundária José Augusto Pinto, que reuniu alunos do secundário de todas as escolas de São Vicente.
Apesar da demora de cerca de uma hora para o arranque do evento, os dois artistas foram recebidos com alegria pelos estudantes, que também colocaram ao Ga da Lomba questões sobre a sua vida de dependência das drogas durante 15 anos e uma recuperação que durou oito anos.
Ga da Lomba reconheceu que o seu projecto “Fundu Posu” (Fundo do Poço, em português), que já percorreu vários pontos do País, tem sido recebido com “muito amor”, mas, sustentou, é preciso ser “abraçado mais”.
“Acho que não é momento de se criticar, é momento de trazer soluções, de abraçar e de tentar prevenir os nossos jovens e as crianças para não irem por esse caminho, porque vai de mal a pior, infelizmente”, considerou o rapper, para quem o consumo está a crescer “cada vez mais, há mais oferta, numa luta muito desigual”.
Aproveitando para agradecer todos os que têm apoiado, o artista pediu “mais que apenas um´budget´” (subsídio) para um problema “tão grande assim”.
“Mas temos que agradecer pelo pouco que se está a fazer, pelo menos está a ser feito”, sublinhou Ga Da Lomba, pedindo que famílias, empresas e Governo “façam mais”, porque “cai é dentro de casa, com prejuízo para famílias e sociedade”.
Por isso, assegurou, vai continuar “enquanto Deus quiser” com o projecto Fundu Posu, que foi criado para levar uma “terapia de choque” sobre o seu consumo e apostando na prevenção da juventude
Actualmente, ajuntou, existe muita informação, que precisa ser colocada na prática, especialmente, com os que já passaram pela experiência.
“Nós precisamos todos juntos melhorar essa situação, porque no final quem consome é dependente, a sua família é co-dependente e sociedade leva com `caçu bodi” e toda violência com a droga por detrás ou na frente”, alertou.
Em São Vicente, Ga Da Lomba e Djodje, além de hoje na Escola Secundária José Augusto Pinto, estiveram domingo, 24, com jovens da localidade da Ribeira Bote.
Na terça-feira, 26, os dois artistas vão manter conversa semelhante com jovens no bairro de Achada Santo António, e na quarta-feira, 27, no liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia.
As acções contam com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
LN/AA
Inforpress/Fim