Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

São Vicente: Fundação Damata vai atribuir bolsas de estudo para estudantes da Escola do Mar

Mindelo,31 Mar (Inforpress)- A Fundação José Damata Monteiro vai oferecer cinco bolsas de estudo para estudantes na Escola do Mar, em São Vicente, a partir do próximo mês de Setembro.

Em declarações à Inforpress, o presidente da fundação, Ismael da Silva, explicou que a bolsa foi criada em homenagem ao seu pai Gregório Simão Silva e é direccionada para alunos interessados no curso médio na área da marinha.

Segundo a mesma fonte, Gregório Simão Silva foi funcionário da capitania dos Portos, em São Vicente, durante 30 anos e “ajudou muitos jovens a viajar clandestinamente nos barcos estrangeiros que abasteciam o Porto Grande nos anos de 1950 a 1970”.

“Era contra o regime colonial e clandestinamente emitia mais cédulas de inscrição marítima do que o número estabelecido pelo governo colonial para poder ajudar os mais jovens a sair de Cabo Verde à procura de uma vida melhor noutros países”, afirmou o presidente da Fundação Damata Monteiro.

Assim, adiantou, será oferecida uma bolsa ao melhor aluno da Escola Salesiana, outra para a Escola Industrial e Comercial do Mindelo Guilherme Dias Chantre. As outras três serão oferecidas para alunos das comunidades pesqueiras de São Pedro, Calhau e Salamansa.

A Fundação José Damata Monteiro foi criada em 2012, por amigos da zona do Madeiralzinho, São Vicente, e emigrantes nos Estados Unidos (EUA) e na Europa.

A organização não-governamental (ONG) surgiu em homenagem a José Damata Monteiro, mindelense que por mais de quarenta anos teve um papel activo e de ensinamento junto dos jovens da zona de Madeiralzinho.

O foco da fundação esteve, primeiramente, nos problemas de cariz social e familiar da zona de Madeiralzinho, mas hoje em dia a sua principal aposta está na educação dos jovens mindelenses e também de outras ilhas de Cabo Verde, através da atribuição de bolsas de estudo para o Ensino Superior.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos