São Vicente: Frescomar leva informações sobre cancro da mama aos seus trabalhadores

Mindelo, 31 Out (Inforpress) – A conserveira Frescomar, sediada em São Vicente, promoveu na manhã de hoje, na fábrica do Lazareto, uma campanha de sensibilização sobre cancro da mama, enquadrada nas actividades do seu Departamento Social e do “Outubro Rosa”.

Para o efeito, a empresa convidou a médica Maria Adelaide Delgado, da Liga Cabo-verdiana Contra o Cancro (LCCC), a qual centrou a sua comunicação na vertente prevenção, alertando aos funcionários para que “não façam do medo e da ignorância os aliados do cancro”.

A clínica ocupou boa parte da palestra a explicar o que é o auto-exame, que deve ser feito por todas as mulheres com mais de 20 anos, todos os meses, e a forma correcta de proceder a esta forma de prevenção do cancro da mama.

Mas, alertou, a doença não é exclusiva das mulheres, pois pode afectar também os homens, e para a necessidade de se recorrer ao apoio médico “a tempo e horas” e não quando a doença se encontra avançada.

Ao enquadrar a iniciativa, a responsável do Departamento Social da Frescomar, Sílvia Nascimento, justificou a acção com o facto de a fábrica ser a “maior empregadora do país” e com cerca de 70 por cento (%) de mulheres no seu quadro.

“Sabemos que a luta contra o cancro da mama deve começar pela prevenção, por isso consideramos que a melhor forma de prevenção é apostar no esclarecimento de mulheres e homens sobre a forma de combater, prevenindo”, concretizou a mesma fonte.

Assim, fruto da parceria Frescomar/LCCC, a médica Maria Adelaide Delgado foi a convidada para a campanha de sensibilização, uma “forma prática”, sustentou, de mostrar aos trabalhadores técnicas de prevenção.

Devido ao elevado número de trabalhadores, a palestra foi programada com duas sessões, uma de manhã e outra à tarde.

Sílvia Nascimento informou ainda que, no quadro do “Novembro Azul”, a empresa deve convidar, nas próximas semanas, um médico especialista, desta feita para falar sobre saúde dos homens, especialmente para “combater, na prevenção, o cancro da próstata”.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos