São Vicente: Fragata “Liberal” visita Mindelo para treinamentos e exercícios conjuntos com Guarda Costeira

Mindelo, 19 Set (Inforpress) – A Fragata “Liberal” da Marinha Brasileira visita o Porto Grande do Mindelo a partir do dia 23 tendo em agenda treinamentos e exercícios em parceria com a Guarda Costeira, bem como acções protocolares e doações.

A ilha de São Vicente será a última paragem da fragata que desatracou da base naval do Rio de Janeiro a 06 de Agosto, para dar início à Operação GUINEX-III, segundo informou o chefe da missão de assessoria naval brasileira, Bruno Teixeira.

A missão, que se estenderá até 14 de Outubro, visa promover, conforme a mesma fonte, a interoperabilidade com as marinhas e guardas costeiras de países do Golfo da Guiné, estabelecendo um “sólido canal de cooperação” com países como Benin, Cabo Verde, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, São Tomé e Príncipe, Senegal e Togo, por meio da realização de exercícios no mar e no porto, representando o Brasil no Atlântico Sul.

A passagem do grupo-tarefa pelo Golfo da Guiné termina em Cabo Verde, onde serão realizados exercícios e treinamentos conjuntos com a Guarda Costeira, tais como primeiros-socorros, controle de avarias, comunicações, controle e armazenagem de material e abordagens a embarcações em suspeito delito.

O cronograma da operação também prevê eventos protocolares como a imposição da Ordem do Mérito Naval ao chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, contra-almirante António Duarte Monteiro.

A equipa da fragata pretende ainda fazer uma doação de mais de cinco mil itens de fardamento à Guarda Costeira, bem como equipamentos e acessórios de comunicação a serem instalados no Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC, na sigla em inglês), no navio-patrulha Guardião e no Centro de Operações de Segurança Marítima (Cosmar).

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos