São Vicente: Fórum sobre turismo sustentável em via de institucionalização

Mindelo, 30 Nov (Inforpress) – Os participantes do I Fórum de Turismo Sustentável de São Vicente concordam com a sua institucionalização por produzir “resultados profícuos” em prol de um desenvolvimento turístico cada vez “mais responsável” e com “benefícios para as populações”.

Segundo o presidente da ONG Amigos da Natureza, Aguinaldo David, que falava ao início da tarde de hoje, no Mindelo,  no encerramento  do certame que durou três dias, os resultados do fórum apontam para “ganhos e contributos”  que irão possibilitar que o turismo em São Vicente e em Cabo Verde venha a ser “cada vez mais sustentável e inclusivo”.

A mesma fonte apontou como “grande desafio” uma “articulação mais profícua”, no sentido do trabalho de entidades que sejam capazes de um “djunta mon” (juntar de mãos) para “resolver problemas concretos”.

O fórum do Mindelo foi ainda ocasião para a recolha de subsídios para formulação do manifesto sobre o turismo sustentável em São Vicente, cuja versão zero deverá ser discutida num novo evento no mês de Dezembro.

Pediu, por isso, aos seus pares para capitalizarem todas as reflexões e ensinamentos saídos do fórum e aumentar a sua capacidade de influenciação.

“Temos de ganhar nova e maior capacidade de nos fazermos ouvir de uma forma mais consensualizada, mais forte, mais clara e mais realista, junto da sociedade e das autoridades”, sintetizou Aguinaldo David.

O I Fórum de Turismo Sustentável de São Vicente foi organizado no quadro do projecto “Rede de promoção do turismo solidário e inclusivo, do desenvolvimento sustentável e valorização do território de São Vicente”, financiado pela União Europeia e co-financiado pela câmara municipal local e a Pró-empresa.

Durante três dias, mais de uma centena de personalidades ligadas a instituições governamentais, empresários e operadores do ramo do turismo, academias e investigadores, alunos, parceiros internacionais de desenvolvimento, ONG e associações comunitárias e rurais, provenientes de seis ilhas, debatem, no Mindelo, o turismo sustentável.

Os temas abarcaram políticas, paradigmas e modelos de desenvolvimento sustentável para São Vicente e Cabo Verde, mas o fórum também abriu espaço para partilha de experiências e de boas práticas e uma consulta pública com a União Europeia.

AA/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos