Mindelo, 22 Mai (Inforpress) – As Forças Armadas e o Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos (IPIAAM) estão em vias de formalizar uma cooperação institucional tendente, entre outros, ao incremento da segurança operacional e a partilha de informações.
O protocolo, a ser rubricado na terça-feira, 20, no Comando da Guarda Costeira, em São Vicente, de acordo com IPIAAM, visa ainda o apoio interinstitucional em matérias relativas à prevenção e investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos e marítimos.
Com este protocolo, assinalou a mesma fonte, fica estabelecido que as Forças Armadas e o IPIAAM irão cooperar nos domínios da formação e capacitação de quadros das duas instituições e na realização de campanhas de sensibilização sobre a segurança operacional.
Da mesma forma, as duas instituições vão passar a partilhar informação não classificada relativa à segurança operacional dos setores aéreos e marítimos, cooperar na investigação conjunta de acidentes e incidentes aeronáuticos e marítimos e na disponibilização de quadros.
O Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos é a autoridade nacional responsável pela prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos e marítimos.
Uma das suas principais atribuições é a promoção de acções de formação, capacitação e sensibilização dos principais intervenientes no sector da aviação civil e marinha mercante.
AA/ZS
Inforpress/Fim