São Vicente: Ficou adiada a decisão elevação de Salamansa, São Pedro e Calhau à categoria de vila

 

Mindelo, 04 Out (Inforpress) – A Assembleia Municipal de São Vicente interrompeu ao final da tarde de hoje a sessão extraordinária que decorria desde terça-feira, adiando para daqui a pelo menos três meses a decisão de elevação do Calhau, Salamansa e São Pedro à categoria de vila.

O atraso no cumprimento da agenda deveu-se a um impasse relativamente à inclusão de um ponto que tinha a ver com “procedimentos camarários respeitantes a requerimentos e pedidos” ao sector do urbanismo municipal.

Na origem da introdução deste ponto na agenda está uma queixa apresentada por uma empresa de construção civil, a Promoção Imobiliária, Lda., à Mesa da Assembleia Municipal, contra “recorrentes” atrasos da autarquia no atendimento a pedidos que à empresa digam respeito.

O impasse demorou longo tempo sem que houvesse entendimento entre a câmara e a bancada do MpD, de um lado, e os grupos políticos do PAICV e UCID, do outro.

Finalmente, os líderes dos grupos dos três partidos, Baltazar, Ramos (PAICV), Patrícia Gomes (UCID) e Emanuel Miranda (MpD) reuniram-se para concertação e chegaram a acordo que os trabalhos da sessão deviam terminar ali, muito perto das 17:00, e ficar o assunto para a próxima sessão, provavelmente daqui a três meses.

Com este adiamento ficaram também para mais tarde a elevação das aldeias do Calhau, da Salamansa e de São Pedro à categoria de vila, bem assim a análise da situação do edifício da sede da Assembleia Municipal, a requerer obras de restauração, e uma visita dos deputados municipais ao edifício da antiga Conservatória dos Registos, enquanto provável alternativa à actual sede da AM, mas depois de profundas obras de restauração, que poderão custar aos cofres municipais mais de 60 milhões de escudos.

A sessão da AM que terminou hoje decorreu no salão nobre da câmara municipal, depois de o órgão deliberativo o ter deixado em 2003 para se instalar na antiga Escola Camões, no centro do Mindelo, que se transformou na sede oficial da Assembleia Municipal.

AT/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos