São Vicente: Festas de Nossa Senhora da Luz marcam início das comemorações dos 160 anos do edifício da Igreja Matriz

Mindelo, 07 Set (Inforpress) – As festas da padroeira Nossa Senhora da Luz, celebradas esta quinta-feira, 08, no Mindelo, voltam ao formato normal, com missa e procissão, e dão início às celebrações dos 160 anos da construção do edifício da Igreja Matriz local.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo pároco da paróquia de Nossa Senhora da Luz, padre Lino Paulino, que explicou que a Eucaristia solene, será novamente celebrada no largo da Igreja Matriz, na Rua da Luz, seguida de uma procissão pelas ruas do Mindelo, depois de dois anos a acontecer num formato diferente e condicionada pela pandemia da covid-19.

“A eucaristia acontece a partir das 16:30 e é o momento mais alto que vamos ter. Vai acontecer na Rua da Luz e pedimos às pessoas que levem velas e guarda-chuvas, para se protegerem do sol ou da chuva consoante o tempo, porque vamos retomar a procissão pelas ruas da cidade”, explicou a mesma fonte, para quem as actividades arrancaram há já algum tempo e incluíram também a tradicional serenata.

Conforme pároco de Nossa Senhora da Luz, este ano, a celebração tem “carácter especial” porque marcam o início de um programa de actividades que deverá decorrer até às próximas festas de Nossa Senhora da Luz, em Setembro 2023, para assinalar o 160º aniversário da construção do edifício da Igreja Matriz, em São Vicente, actual pró-Catedral da Diocese de Mindelo.

“Este ano tivemos uma actividade de carácter espiritual, de oração, confissão e de preparação das pessoas espiritualmente para a festa. Tivemos também uma palestra sobre o tema 160 anos da Igreja de Nossa Senhora da Luz, que foi a primeira igreja construída na época do povoamento da ilha”.

CD/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos